Visitar Stonehenge sempre exerceu um certo magnetismo em nós. Queríamos olhar de perto o intrigante monumento megalítico que é um dos grandes tesouros da antiguidade. Assim, na definição do nosso roteiro de viagem pelo Reino Unido, uma paragem por lá tornou-se obrigatória.
Sobre Stonehenge
Situado no Condado de Wiltshire, no Sul de Inglaterra e a poucos quilómetros de Salisbury, Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais conhecidos e intrigantes do mundo. Reconhecido pela UNESCO, como Património da Humanidade, este conjunto arqueológico continua a maravilhar o mundo moderno dia após dia.
Formado por círculos concêntricos de pedras de grandes dimensões (que chegam a ter 5m de altura), Stonehenge foi construído há mais de 4 milénios e a sua existência está envolta em mistério.
Embora tudo indique que terá sido um local de culto, existem muitas conjecturas acerca do seu propósito. Um local de aterragem de extraterrestres, um local de adoração de deuses, um computador astronómico ou um local de peregrinação, muitas são as hipóteses que intrigam historiadores. Todas, tornam uma visita ainda mais apetecível.

A excepcional relação com os astros
Os povos responsáveis pela sua construção, dedicaram-lhe um esforço especial ao erguer um espaço que relaciona a terra com os astros, com uma precisão fascinante.
As pedras marcam posições do Sol e da Lua ao longo do ano e os alinhamentos com os solstício de Verão e Inverno. Nele foram utilizadas avançadas técnicas de construção, de que não há testemunho em outras construções equivalentes da mesma época. Algumas pedras azuis que nele se identificam, encontram-se apenas no País de Gales (a centenas de quilómetros de distância). Levantando por isso a questão: Em pleno Neolítico, que meios foram utilizados para tornar o seu transporte possível?
Quando nos referimos aos nossos antepassados, somos algo pretensiosos ao achar que evoluímos a um nível superior de conhecimento. Será mesmo? Quanto mais conheço do mundo antigo, mais certezas tenho de que talvez sejamos nós, que perdemos muito pelo caminho. Que a sua capacidade e inteligência, estavam muito além das do mundo moderno, tal como o conhecemos.


A visita a Stonehenge
Visitar Stonehenge não é barato! Entendemos que a preservação do monumento e a criação de serviços aos visitantes têm custos mas, quase 24£ por pessoa (mais de 26€)?
Bem, já estávamos prestes a cometer a loucura quando conhecemos o simpático Ian. Um motociclista inglês, acabado de estacionar ao lado da nossa RT, desgrenhado e eufórico com o dia de sol raro pelo Reino Unido. Com já alguma idade e dono de uma contagiante simpatia, assim que reparou na nossa matrícula portuguesa meteu conversa de imediato, contando as suas aventuras por terras lusas. Algarve e cerveja era do que mais se lembrava!
Contou-nos que o valor para o bilhete para visitar Stonehenge era elevado (já tínhamos reparado… estávamos apenas em fase de negação) e que, como sócio do English Heritage, para ele a visita seria totalmente gratuita.
Assim, comunicou ao João que ele se chamaria Ian por umas horas e cedeu-nos o seu bilhete dizendo: ”eu já vi muitas outras vezes Stonehenge, aproveitem amigos!” Obrigado uma vez mais Ian, pela simpatia e pela generosidade. Comprámos apenas um bilhete para mim e seguimos no autocarro turístico que nos levaria do parque de visitantes a Stonehenge.

Dicas práticas para visitar Stonehenge
- Stonehenge avista-se da estrada A303, mas a entrada para o parque de visitantes está alguns quilómetros afastada. Siga as indicações nas placas.
- Existe parque exclusivo e gratuito a motociclos logo à entrada do centro de visitantes. É para lá que se deve dirigir.
- O centro de visitantes é constituído por uma cafetaria, lojas de souvenirs e museu.
- São aceites os nosso cartões de crédito e de débito para pagamento (assim como por todo o Reino Unido).
- Visitar Stonehenge logo no horário de abertura ou perto do horário de encerramento é dos melhores períodos para o fazer. Evitam-se as longas filas, os aglomerados de carros, autocarros turísticos e pessoas. Muitas pessoas!
- Ao comprar o bilhete terá acesso livre ao museu, ao transfer para o local (a cerca de 2km do parque de visitantes), e à visita em torno do monumento (com guia áudio incluído).
- Visitar locais históricos no Reino Unido é, como já referimos, dispendioso. Os valores das entradas nos museus e monumentos são realmente elevados. Se pretender visitar vários locais como Stonehenge e outros assinalados como English Heritage (ex. Hadrian’s Wall), pode compensar pagar a quota anual de sócio para ter visitas e parques gratuitos. Sim! Em muitos locais, também as motos pagam parque. Mais informação sobre a adesão aqui.


Visitar Stonehenge sem pagar bilhete
Stonehenge é localizado numa zona campestre, de extensas colinas de pastagem, com pequenos acessos locais. O monumento encontra-se vedado e protegido pelo staff do English Heritage. No entanto, na chegada, reparámos num pequeno acesso agrícola, de livre circulação, que termina a cerca de 30m de Stonehenge.
Algumas pessoas optavam por essa pequena caminhada (5min) para uma fotografia e um vislumbre mais distante. Na prática, senão pretender visitar o museu e ter guia na visita, esta será uma opção sensata e gratuita! (Mapa detalhado abaixo)
Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:
Etapa anterior: Normandia, as Praias do Desembarque na Segunda Guerra Mundial
Etapa seguinte: As melhores estradas de montanha de Peak District
Muito Interessante!! Boas Viagens!!