Inseridas no mar Mediterrâneo, entre a costa espanhola, a francesa e a italiana, surgem as duas fabulosas ilhas que nos desafiam a conhecê-las: a bela Sardenha e a selvagem Córsega. Uma é italiana e outra francesa, mas em tudo o que as distingue existe pelo menos uma coisa em comum: são ambas um excelente destino para uma viagem de mota.
Se pretende deixar o fato de chuva em casa, desfrutar de tudo o que a gastronomia mediterrânica tem para oferecer e ainda, conciliar passeios de mota por estradas panorâmicas, com uns dias pelas mais belas praias da Europa, uma visita à Sardenha e Córsega é o que se sugere.
Um percurso menos ousado em distância (cerca de 4500 km) mas nem por isso, menos merecedor de uma viagem de mota. Conhecidas pelo clima fantástico, assim como pelas suas praias de águas cristalinas e cores azul turquesa, são abençoadas pela sua localização e visitá-las merece cada quilómetro.

Mapa detalhado do roteiro pelas Ilhas Sardenha e Córsega
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Sardenha e Córsega
Se a ideia sobre estas duas ilhas é de apenas de praias paradisíacas de areia branca e mar azul sem fim, podemos garantir que está parcialmente enganado. Aos cenários idílicos de praias tentadoras, deve acrescentar as muitas estradas que percorrem todas as zonas costeiras e as suas zonas interiores montanhosas. Zonas campestres de extensas vinhas, muitas oliveiras e pelo ar, o perfume do alecrim e dos pinheiros mansos contrastam com o cheiro a mar.
Em testemunho do seu relevo, surgem as fabulosas montanhas que por estas ilhas se elevam. Para as percorrer, as belas estradas que por elas serpenteiam. Curvas, muitas curvas as unem, umas junto à costa, outras pelas suas regiões montanhosas. Não foi por acaso que o famoso Campeonato Mundial de Rally (WRC) as escolheu para etapas da competição.

Pelos Col’s e Passos
Pela Sardenha e sua origem italiana, os passos são o que chamam às estradas sinuosas e onduladas. Já na Córsega e sua origem francesa, as mesmas são os Col’s. A partir de agora, sempre que ler Col ou Passo já sabe que é para lá que deve ir.
Nelas encontra algumas das estradas eleitas internacionalmente, como o top das estradas para andar de mota. Pela histórica Col Verghio ou a Col Sorba na Córsega, ou pelo Passo de Genna Silana ou o Limbara na Sardenha, eis uma pequena amostra da diversão que por lá encontra.
De olho no azul reluzente do mar ou nos campos loiros ou verdejantes das suas montanhas e colinas, há sempre algo de novo para contemplar. Das estradas milenares às actuais, cada uma com sua beleza, todas proporcionam uma bela viagem de mota.




Roteiro detalhado de 18 dias de mota pela Sardenha e Córsega
Dia 1 Batalha – Zaragoza | 900 km em 10 horas de condução, maioria em auto estrada.
Alojamento do dia: Hotel Diagonal Plaza
Dia 2 Manhã para conhecer Zaragoza – Porto de Barcelona – Ferry para a Sardenha – Porto Torres. Noite a bordo | 300 km em 4 horas de condução, maioria em auto estrada.
Entrada na Sardenha
Dia 3 Porto Torres – Stintino – Capo Falcone – Praia La Pelosa – Capo Caccia – Alghero – Oristano | 200 km em 3 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Agriturismo Sa Crannacia
Dia 4 Oristano – Visita às Ruínas de Tharros – Barumini Su Nuraxi – Cagliari – Costa Rei | 160 km em 2 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Agriturismo Dolcelun
Dia 5 Dia livre para as praias do Capo Carbonara
Alojamento do dia: Agriturismo Dolcelun
Dia 6 Costa Rei – Lanusei – Arbatax – Passo de Montanha Genna Silana – Passo de Montanha de Baunei a Dorgalli – Cala Gonone – Orosei – Nuoro | 220 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Ecoparco Neulè
Dia 7 Dia livre em Nuoro -Túmulo dos Gigantes e Serra Òrrios. Passo de montanha de Dorgali a Aritzo e Seui | 250 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Ecoparco Neulè
Dia 8 Nuoro – Tour do Monte Albo – Pattada – Olbia – Santa Teresa de Gallura | 180 km em 3 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Agriturismo Saltara
Dia 9 Dia livre para fazer praias na Isola della Madalena e Caprera e Capo Testa.
Alojamento do dia: Agriturismo Saltara
Dia 10 Santa Teresa de Gallura – Ferry para a Córsega – Bonifácio. Visita a Bonifácio e centro histórico. Sarténe e montanhas de Lévie – Porto Vecchio – Praia de Santa Giulia | 140 km em 2 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Résidence Santa Giulia Palace
Dia 11 Dia livre na Praia de Santa Giulia e Palombaggia.
Alojamento do dia: Résidence Santa Giulia Palace
Dia 12 Santa Giulia – Zonza – Col de Bavella – Col de Sorba – Col de Bella Granajo – Corte | 180 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Villa Praesidio
Dia 13 Corte – Col de Verghio – Porto – Calanques de Piana – Route des Sanguinaires – Ajaccio | 160 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Ibis Budget Ajaccio
Dia 14 Dia livre para conhecer o centro histórico de Ajaccio. Porto de Ajaccio- Ferry para França – Marselha. Noite a Bordo.
Entrada em França
Dia 15 Marselha – Parc Naturel Régional de Camargue – Carcassone | 330 km em 4 horas de condução em estradas secundárias e auto estradas.
Alojamento do dia: Ibis Budget Carcassone
Dia 16 Carcassone – Quilan – Pas de la Casa – Andorra a Velha | 230 km em 3 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento do dia: Centric Atiram Hotel
Dia 17 Andorra – Madrid | 600 km em 6 horas de condução em estradas secundárias e auto estradas.
Alojamento do dia: Tryp Guadalajara Hotel
Dia 18 Madrid – Batalha | 550 km em 6 horas de condução em estradas secundárias e auto estradas.
Detalhes do roteiro e programação da viagem pela Sardenha e Córsega
A inevitável travessia de Espanha é sempre o que nos distancia de qualquer local pela Europa. Assim, os cerca de 1200 km para a atravessar até Barcelona, são sempre realizados através de várias horas de condução seguidas. O destino final da primeira etapa, o movimentado porto de Barcelona, permite o embarque num ferry com destino à Sardenha. Finalmente em Porto Torres, no norte da Sardenha, o nosso passeio começa com o azul paraíso como pano de fundo na região de Stintino.

Percurso pela Sardenha
A descida pela estrada costeira ocidental rumo a Cagliari no sul, com direito a visita aos diversos monumentos megalíticos que pelo caminho se encontram oferece dias em beleza. No regresso, pela costa leste o objectivo é percorrer todas as estradas panorâmicas, e um desvio ao interior aos passos de montanha do Parque Nacional de Gennargentu e Monte Albo, que oferecem dias de adrenalina por algumas das melhores estradas da Europa.
No final do percurso pela Sardenha, o transporte para a Córsega através de um pequeno ferry remete-nos a um novo e belo passeio. Aqui, uma paragem nas belas praias do sul é o merecido descanso.
Percurso pela Córsega
Col de Bavella é o primeiro desafio da subida pelo interior da Córsega. Por entre pitorescas aldeias e montanhas ricas em vegetação a chegada à Alta Córsega na região de Corte remete a tempos medievais.
A descida até Ajaccio, local onde um ferry para a costa sul de França nos aguarda, dá direito a passagem por alguns dos mais belos Col’s de montanha da Europa, incluíndo os Calanques de Piana.
O ferry para o sul de França foi a opção tomada, tendo em conta que a partir da Córsega nenhuma opção com destino a Barcelona existia. Assim, a viagem de regresso realizou-se percorrendo os parques naturais do sul de França com destino à cidade entre muralhas de Carcassone. Seguida de uma paragem em Andorra para qualquer ”necessidade de compras”, a viagem de regresso a Portugal iniciou-se definitivamente.

Transportes para a Sardenha – Travessias de ferry no Mar Mediterrâneo
⛴️Ferry Barcelona (Espanha) – Porto Torres (Sardenha)
Barcelona é o local mais próximo onde pode embarcar num ferry com destino à ilha Sardenha. A travessia é maioritariamente realizada durante a noite e tem a duração de aproximadamente 12h. O preço da viagem ronda os 200 Eur, e inclui o transporte da mota e 2 passageiros numa cabine privada.
Existem várias opções para cabines a bordo, partilhadas ou privadas internas ou externas (sem ou com janelas). Assim como é possível fazer a viagem e ficar num dos lugares de poltronas disponíveis nas áreas comuns do ferry. A mota fica no porão junto com outros veículos, mas é devidamente segura pelos experientes operadores da companhia.
A Grimaldi Lines é a companhia que actualmente realiza o percurso, e recomenda-se que os bilhetes sejam adquiridos com alguma antecedência, especialmente em época alta. Não só pela possibilidade de esgotarem, mas porque é possível obter preços mais baixos.
O site de reservas de ferry’s Direct Ferries é o recomendado, pela facilidade de pesquisa e por apresentar alternativas em outras companhias caso existam.

⛴️Visita Arquipélago das Ilhas Maddalena – Ferry Palau (Sardenha) – Isola Maddalena (Sardenha).
Pela costa norte da Sardenha, uma visita ao paradisíaco arquipélago das pequenas ilhas Maddalena e Caprera é iniciada a partir de uma curta travessia de ferry. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente no momento da travessia, pois são realizadas várias viagens ao longo do dia.
Se quiser evitar as longas filas que em época alta são inevitáveis, a compra online através de Direct Ferries.pt também é possível. O preço de ida e volta para uma pequena viagem de cerca 30 min ronda os 30 Eur, incluíndo a mota e 2 adultos.

⛴️Ferry Santa Teresa Gallura (Sardenha) – Bonifácio (Córsega)
A partir do Porto de Santa Teresa de Gallura na Sardenha, avista ao longe as estratificadas falésias de Bonifácio na vizinha Córsega. A viagem é apenas possível através de ferry e tem a duração de 1h com um preço aproximado de 60 Eur.
Como o percurso realizado não tinha muita flexibilidade que permitisse atrasos, os bilhetes da viagem foram antecipadamente reservados através da internet em Direct Ferries.pt, de modo a garantir que a travessia era feita há hora pretendida.


⛴️Ferry Ajaccio (Córsega) – Marselha (França)
Na última travessia da viagem, já no regresso, foi escolhida a rota a partir da Ilha Córsega que liga a cidade de Ajaccio à de Marselha no sul de França continental. Tendo em conta que não existia nenhuma viagem de ferry até Barcelona a partir do mesmo ponto, foi esta a alternativa escolhida.
A partir da Córsega várias são as companhias de ferry’s que fazem o percurso, a Corsica ferries, a La Meridionale ou a Corsica Linea entre outras, facilitam a escolha e o enquadramento num roteiro.
Com a La Meridionale depois de uma noite a bordo amanhecemos em Marselha. O preço ronda os 200 Eur com cabine privada e transporte da mota. Também aqui é possível optar por alojamentos mais económicos ou superiores. Os bilhetes, igualmente reservados antecipadamente em Direct Ferries.pt.

Mais detalhes sobre como chegar à Sardenha de mota? Consulte aqui o nosso artigo.
Informações práticas sobre as Ilhas Sardenha e Córsega
🌡️Quando ir e clima
O clima mediterrânico é a característica de ambas as ilhas, e durante os períodos de Verão atingem elevadas temperaturas. Ideais para usufruir dias de praia sempre com um pé de molho, mas extremas para que possa desfrutar em pleno de um passeio de mota.
Sugere-se que programe a visita entre os meses de Maio, Junho e Setembro, Outubro onde as temperaturas são mais baixas e a época de chuvas ainda não chegou.
A nossa viagem foi realizada durante o início do mês de Junho e as temperaturas médias rondavam os 25º a 30º, o que considerámos ideal. Foi possível enquadrar uns períodos de praia e percorrer todas as estradas sem as temperaturas dos desgastantes dias de calor intenso. Pode trocar o fato de chuva pelo fato de banho, pois o sol será uma certeza!
Além das temperaturas mais convidativas a uma viagem de mota, também este é o período em que as ilhas se encontram com o nível ideal de visitantes. Poucos aglomerados e menos trânsito pelas estradas, assim como preços de alojamento inferiores, são uma mais valia na escolha destes meses.

🛏️Alojamento
Por ambas as ilhas a diversidade de alojamentos é enorme. Para todos os preços e solicitações, é impossível não encontrar o que pretende. A nossa sugestão, que apresenta uma boa relação qualidade preço, recai para os inúmeros parques de campismo que estão dispostos à beira mar.
Sem necessidade de acampar, oferecem vários bungalows com tudo o que necessita, muitos com vista para o mar, a preços apelativos. A reserva antecipada garante melhores preços, e geralmente com a possibilidade de cancelar sem penalizações em caso de imprevisto, sugerimos que utilize Booking para o efeito.
Nas zonas mais interiores, ou quando o camping não é possível, os alojamentos de agriturismo são os que deve procurar. O preço simpático e a oferta de refeições maravilhosas cozinhadas localmente, fazem-no sentir em casa.
Ao longo do roteiro detalhado apresentamos as nossas sugestões e opções de alojamento, sempre com parque seguro para a mota.
⚠️Cuidados a ter nas estradas da Córsega e Sardenha
Ambas as ilhas são muito procuradas por motociclistas. É por isso frequente cruzar-se com várias motas até pelos seus recantos mais escondidos, dadas as suas fabulosas estradas panorâmicas.
O que é também importante ter em conta, é que as estradas da Córsega da Sardenha são belas e apelativas para todos os tipos de seres. Incluindo aqueles que não andam de mota e muito menos sabem o código da estrada. Vivem relaxados nos locais que conhecem como casa, e é por isso frequente encontrá-los exactamente: no meio do caminho!

Para que a sua visita às ilhas seja o mais segura possível, é importante ter em conta que, pelas suas estradas, todos os tipos de animais domésticos ou selvagens circulam, comem e dormem. Evite também por isso, a circulação por estradas mais remotas durante os períodos da noite.
As estradas mais frequentadas tem geralmente boa visibilidade e é possível antecipar manobras de desvio de alguns animais. Por sua vez, quando pelas montanhas se percorrem as estreitas e escondidas estradas, aquelas que conduzem aos Col’s e Passo’s que interessam percorrer, é comum encontrar animais selvagens.
Estes podem reflectir perigo em zonas de fraca visibilidade, não por serem violentos, mas por estarem no local errado. Conduzir com atenção redobrada é necessário. Mas o que é importante, é estar desperto para este tipo de situação, a partir daí correrá tudo bem.



💰 Quer saber quanto custa uma viagem de mota pelas ilhas Sardenha e Córsega?
Consulte aqui os nossos artigos já publicados com toda a estimativa de preços e muitas mais dicas e informações para programar a sua viagem:
➡️Quanto custa uma viagem de mota para a Córsega.Todas as dicas de viagem.
Por aqui termina a apresentação do roteiro e programação de viagem pela Córsega e Sardenha. Consulte mais artigos publicados com informações das melhores estradas e praias a percorrer e visitar pelas ilhas:
- Viagem de mota pela Córsega
- Viagem de mota pela Sardenha
- Col de Bavella, Col de Verde e Col de Sorba – A curvilínea rota panorâmica 3 em 1 pelo coração da Córsega
- Col de Vergio – De mota pela Córsega
Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!
A preparar a próxima viagem de mota?
♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.
♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.
♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.
Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!
Talvez este post me seja bem útil já em 2018 🙂 Está uma maravilha… apetece partir já!! 🙂
Obrigado Rui! Que seja mesmo útil e que dês uns mergulhos por nós!
Que demais! Imagino a delicia que foi percorrer de moto por essas belas paisagens! Parabéns pelo blog e pelo belo post! 😉
Obrigado Joice!
Olhem…não achei o preço dos ferryys nada elevados. Que grandes companhias vocês tiveram em viagem sim senhor, bons espécimes de javali, ovelha e afins hahahah
Sim Francisco! Por lá a bicharada está sempre nas redondezas 🙂 Os preços poderão ser inferiores se não optares por cabine privada. Mas como a travessia é maioritariamente de noite e uma noite bem dormida é importante para um dia sobre rodas eheh optamos pela cabine.
Sardenha e Córsega por si só já são belíssimas, imagino que fazer esse trajeto de moto deve ser mesmo como vocês descreveram…ter o privilégio de observar essas rotas panorâmicas e ver a natureza tão de perto! Curti!!
Obrigado Lid! É mesmo muito bom!
Já havia feito o itinerário de carro, mas acredito que sobre 2 rodas dá aquele ar de liberdade…
Sobre duas rodas tudo é melhor 😉
Imagino que a sensação de andar de moto deva ser incrível. Ainda mais com paisagens tão maravilhosas como as citadas acima. Ainda quero criar coragem um dia!
Força nisso Itamar! 🙂 Apoiamos a 100%!
Muito bonita esta rota de 18 dias pelas Sardenha e Córsega, a terra natal de Napoleão. Adorei as fotos e toda a descrição do vosso roteiro. Está super completo é só imprimir e partir para a viagem! Abraço.
Obrigado Pedro! 🙂 Boas viagens!
esses dias mandei o site de vcs pra alguns amigos que possuem moto e fazem parte de clube e estao amandooo! eles nao veem a hora de seguir as dicas e por os pneus a estrada aheuae
Obrigado Angie!! Ainda bem que sim eheh Eu entendo muito bem. Também não vemos a hora de por os pneus na estrada (acontece-nos quase todos os dias lol)
Muito show o roteiro! Nós ainda precisamos descer para essa região sul da Italia e França, acabamos ficando só mais pra cima. Lindo!
Eu estou no mesmo país que a Córsega e ainda não fui, que vergonha! E a Sardenha é meu sonho…. Fiquei curiosa pra fazer essa travessia de barcelona até a Sardenha… Que sonho de viagem a de vcs
excelente. didatico, ilustrativo. vou seguir quase por completo. obrigada
Ainda bem que sim Cristina! Uma boa viagem 🙂
Fantástico destino! Aproveito para vos felicitar e agradecer pelas vossas partilhar!!
Boas Viagens!!!!
Muito obrigado pelo comentário simpático Paulo! E por acompanhar o nosso blogue 😉 Boas Viagens!