Visitar a lendária Hadrian’s Wall (Muralha de Adriano) era há muito um sussurro persistente aos nossos ouvidos, de alma exploradora e curiosa. Imaginar locais que nos remetem a um passado tão distante como o Império Romano e seus grandes feitos, sempre nos despertou um fascínio especial.
Assim, era garantido que não poderíamos deixar de inserir este percurso no nosso grande roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda.
Pela nossa mente já vagueava informação aleatória sobre as ruínas do grande muro romano. Agora, depois de visitar muitos dos seus locais e conhecer mais sobre a sua história e enquadramento, ficará para sempre na nossa memória, que sobre as rodas da nossa fiel BMW R1200RT, percorremos um dos mais fabulosos percursos históricos do mundo.
Sobre Hadrian’s Wall
Durante mais de 300 anos Hadrian’s Wall representou a fronteira física do noroeste do Império Romano, separando o norte do sul do Reino Unido.
Construída pelo exército romano numa posição defensiva, sob as ordens do Imperador Adriano em 122dC, a muralha tem mais de 120 km de extensão. Cruza o Norte de Inglaterra, de Wallsend, nas margens do rio Tyne, a Este, até Bowness-on -Solway, a Oeste, ambos os extremos banhados pelo temperamental Oceano Atlântico. Agora, e nos tempos antigos, é para lá dos seus muros que cruzamos a fronteira entre a Escócia e Inglaterra.
Esta é a mais famosa de todas as fronteiras do Império Romano e em 1987 foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO. Durante grande parte do percurso, a estrada acompanha a muralha, e é com um encanto especial que percorremos incansavelmente os quilómetros que a definem. Pequenas aldeias que cabem na palma da mão, dispostas entre horizontes repletos de serenidade e revestidos por um manto verde apaziguador. Quem diria que este foi, ao longo da história dos tempos, palco de tantas batalhas.



Fortes, torres de observação e cidadelas
Em locais estratégicos e de boa visibilidade, surgem as ruínas dos vários fortes, torres de observação e cidadelas que serviam de postos de vigia e abrigo ao exército que defendia a muralha dos povos do norte. Pequenas cidades da antiguidade construídas com um nível de arquitectura avançada e fascinante. Housesteads Roman Fort é um exemplo disso mesmo. Construído numa posição central, esta é uma das principais fortalezas que albergava milhares de pessoas e já possuía com uma rede de esgotos, hospital, balneários, etc.



”Hadrian’s Wall” e a ”The Wall” da Guerra dos Tronos
Explorando os museus ao detalhe, assistindo aos pequenos filmes que recriam o ambiente vivido entre muralhas há milhares de anos e observando o mapa de implantação, criámos uma analogia nas nossas mentes que confirmámos após visita ao museu em Housesteads Roman Fort. George R. R. Martin, o famoso argumentista que escreveu as Crónicas de Gelo e Fogo, recriadas na série de fama mundial Guerra dos Tronos, aqui se inspirou.
A Muralha de Adriano é a ”The Wall” da Guerra dos Tronos. Na série, a muralha de gelo erguida para dividir o país e impedir a invasão dos povos selvagens do norte. Defendida dia e noite pelos soldados da Night’s Watch, em vários castelos e fortalezas, em toda a sua extensão. No museu da Hadrien’s Wall, em Housesteads Roman Fort, encontrámos uma referência à ” The Real Night’s Watch” (a verdadeira Patrulha da Noite). É difícil para os amantes da série, ficar indiferentes. Falando por mim, fiquei maravilhada a imaginar a estreita relação entre a realidade e a ficção.

🏛️ Locais a visitar ao longo de Hadrian’s Wall
Percorrer a estrada que ladeia as suas ruínas, é por si só um percurso soberbo por entre amplos planaltos, que expõem uma muralha majestosa, outrora imponente.
Uma estrada maioritariamente rectilínea, que ondula entre o relevo existente, cujo inicio e fim se perde no horizonte. As paragens obrigatórias, são para explorar os restos do antigo muro e suas estruturas, que desenham hoje em dia uma linha carregada de História, no qual se encontram monumentos preciosos e surpreendente riqueza da antiguidade:
- Tullie House Museum And Art Gallery
- Birdoswald Roman Fort – Hadrian’s Wall
- Roman Army Museum
- Steel Rigg Gap
- Housesteads Roman Fort – Hadrian’s Wall
- Vindolanda
- Chesters Roman Fort and Museum – Hadrian’s Wall
- Corbridge Roman Town – Hadrian’s Wall
- Great North Museum: Hancock
- Segeduno
- Arbeia, South Shields Roman Fort


Dicas Quilómetro Infinito
- A maioria dos locais anteriores, tem horários de abertura algo tardios. Chegámos a alguns deles antes das 10h e aguardámos a abertura. No entanto, suspeitamos que a visita no horário de abertura e antes da hora de fecho se faça de forma mais aprazível, antes/depois dos autocarros de turistas.
- Visitar locais históricos no Reino Unido é dispendioso, pois os valores das entradas nos museus e monumentos são realmente elevados. Se pretender visitar vários locais de Hadrian’s Wall e outros assinalados como English Heritage (exemplo: Stonehenge), pode compensar pagar a quota anual de sócio para ter visitas e parques gratuitos. Sim! Em muitos locais, também as motos pagam parque. Mais informação sobre a adesão aqui.
- Se fazer caminhada faz parte da lista de interesses, aqui em Hadrian’s Wall muitos são os trilhos que não desapontarão para tal actividade. Estacione num dos parques destinados ao efeito e siga lado a lado pelos pedaços de história.
Mapa do Percurso e Locais de Interesse de Hadrian’s Wall
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso: 140 km
Tempo aconselhado: 5 horas
Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:
⬅️ Etapa anterior: Lake District – Tour de um dia por 6 das melhores estradas panorâmicas
➡️ Etapa seguinte: Lindisfarne Causeway, a estrada entre marés – Holy Island
Consulte abaixo os nossos artigos já publicados muitos mais detalhes de todas as regiões visitadas no nosso grande roteiro pelo Reino Unido e Irlanda:
- Quanto custa e como chegar de mota ao Reino Unido? 4 Alternativas
- Stonehenge – Uma visita ao passado megalítico | Inglaterra
- Peak District – 3 Estradas Panorâmicas imperdíveis | Inglaterra
- Lake District – Um tour pelas 6 melhores estradas da região | Inglaterra
- Lindisfarne Causeway: A estrada inglesa que desaparece duas vezes por dia | Inglaterra
- Roteiro de 3 dias pela North Coast 500 ou NC500 – Os cenários mágicos das Terras Altas da Escócia
- Visitar a Ilha de Skye – Roteiro pelos melhores locais | Escócia
- De Mallaig na estrada para as ilhas ao Loch Lomond, passando por Glencoe | Escócia
- Roteiro de 2 dias pela Irlanda do Norte – Causeway Coastal Route | Irlanda do Norte
- Gap of Dunloe no Ring of Kerry | Irlanda
Bela viagem e desconhecia da sua extensão. Magnífico texto e fotos, vocês estão uns pros :-).
ehehe Obrigado Joao! 😉 Vale a pena a visita