Visitar Hadrian’s Wall – A estrada ao longo da mítica muralha romana | Inglaterra

Hadrian's Wall

Visitar a lendária Hadrian’s Wall (Muralha de Adriano) era há muito um sussurro persistente aos nossos ouvidos, de alma exploradora e curiosa. Imaginar locais que nos remetem a um passado tão distante como o Império Romano e seus grandes feitos, sempre nos despertou um fascínio especial.

Assim, era garantido que não poderíamos deixar de inserir este percurso no nosso grande roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda.

Pela nossa mente já vagueava informação aleatória sobre as ruínas do grande muro romano. Agora, depois de visitar muitos dos seus locais e conhecer mais sobre a sua história e enquadramento, ficará para sempre na nossa memória, que sobre as rodas da nossa fiel BMW R1200RT, percorremos um dos mais fabulosos percursos históricos do mundo.

Sobre Hadrian’s Wall

Durante mais de 300 anos Hadrian’s Wall representou a fronteira física do noroeste do Império Romano, separando o norte do sul do Reino Unido.

Construída pelo exército romano numa posição defensiva, sob as ordens do Imperador Adriano em 122dC, a muralha tem mais de 120 km de extensão. Cruza o Norte de Inglaterra, de Wallsend, nas margens do rio Tyne, a Este, até Bowness-on -Solway, a Oeste, ambos os extremos banhados pelo temperamental Oceano Atlântico. Agora, e nos tempos antigos, é para lá dos seus muros que cruzamos a fronteira entre a Escócia e Inglaterra.

Esta é a mais famosa de todas as fronteiras do Império Romano e em 1987 foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO. Durante grande parte do percurso, a estrada acompanha a muralha, e é com um encanto especial que percorremos incansavelmente os quilómetros que a definem. Pequenas aldeias que cabem na palma da mão, dispostas entre horizontes repletos de serenidade e revestidos por um manto verde apaziguador. Quem diria que este foi, ao longo da história dos tempos, palco de tantas batalhas.

Hadrian's Wall - Norte de Inglaterra
Estrada B6318 e Hadrian’s Wall à direita.
Estrada B6318 junto a Hadrien's Wall
Estrada B6318 junto a Hadrien’s Wall
Estrada B6318 junto a Hadrian's Wall
Estrada B6318 junto a Hadrian’s Wall

Fortes, torres de observação e cidadelas

Em locais estratégicos e de boa visibilidade, surgem as ruínas dos vários fortes, torres de observação e cidadelas que serviam de postos de vigia e abrigo ao exército que defendia a muralha dos povos do norte. Pequenas cidades da antiguidade construídas com um nível de arquitectura avançada e fascinante. Housesteads Roman Fort é um exemplo disso mesmo. Construído numa posição central, esta é uma das principais fortalezas que albergava milhares de pessoas e já possuía com uma rede de esgotos, hospital, balneários, etc.

Housesteads Roman Fort
Housesteads Roman Fort
Housesteads Roman Fort
Housesteads Roman Fort
Housesteads Roman Fort
Housesteads Roman Fort

”Hadrian’s Wall” e a ”The Wall” da Guerra dos Tronos

Explorando os museus ao detalhe, assistindo aos pequenos filmes que recriam o ambiente vivido entre muralhas há milhares de anos e observando o mapa de implantação, criámos uma analogia nas nossas mentes que confirmámos após visita ao museu em Housesteads Roman Fort. George R. R. Martin, o famoso argumentista que escreveu as Crónicas de Gelo e Fogo, recriadas na série de fama mundial Guerra dos Tronos, aqui se inspirou.

A Muralha de Adriano é a ”The Wall” da Guerra dos Tronos. Na série, a muralha de gelo erguida para dividir o país e impedir a invasão dos povos selvagens do norte. Defendida dia e noite pelos soldados da Night’s Watch, em vários castelos e fortalezas, em toda a sua extensão. No museu da Hadrien’s Wall, em Housesteads Roman Fort, encontrámos uma referência à ” The Real Night’s Watch” (a verdadeira Patrulha da Noite). É difícil para os amantes da série, ficar indiferentes. Falando por mim, fiquei maravilhada a imaginar a estreita relação entre a realidade e a ficção.

Museu de Housesteads Roman Fort - Hadrian's Wall
Museu de Housesteads Roman Fort – Hadrian’s Wall

🏛️ Locais a visitar ao longo de Hadrian’s Wall

Percorrer a estrada que ladeia as suas ruínas, é por si só um percurso soberbo por entre amplos planaltos, que expõem uma muralha majestosa, outrora imponente.

Uma estrada maioritariamente rectilínea, que ondula entre o relevo existente, cujo inicio e fim se perde no horizonte. As paragens obrigatórias, são para explorar os restos do antigo muro e suas estruturas, que desenham hoje em dia uma linha carregada de História, no qual se encontram monumentos preciosos e surpreendente riqueza da antiguidade:

Estrada B6318 e Hadrian's Wall
Estrada B6318 e Hadrian’s Wall
Steel Rigg Gap
Steel Rigg Gap

Dicas Quilómetro Infinito

  • A maioria dos locais anteriores, tem horários de abertura algo tardios. Chegámos a alguns deles antes das 10h e aguardámos a abertura. No entanto, suspeitamos que a visita no horário de abertura e antes da hora de fecho se faça de forma mais aprazível, antes/depois dos autocarros de turistas.
  • Visitar locais históricos no Reino Unido é dispendioso, pois os valores das entradas nos museus e monumentos são realmente elevados. Se pretender visitar vários locais de Hadrian’s Wall e outros assinalados como English Heritage (exemplo: Stonehenge), pode compensar pagar a quota anual de sócio para ter visitas e parques gratuitos. Sim! Em muitos locais, também as motos pagam parque. Mais informação sobre a adesão aqui.
  • Se fazer caminhada faz parte da lista de interesses, aqui em Hadrian’s Wall muitos são os trilhos que não desapontarão para tal actividade. Estacione num dos parques destinados ao efeito e siga lado a lado pelos pedaços de história.

Mapa do Percurso e Locais de Interesse de Hadrian’s Wall

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso: 140 km
Tempo aconselhado: 5 horas

Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:

⬅️ Etapa anterior: Lake District – Tour de um dia por 6 das melhores estradas panorâmicas

➡️ Etapa seguinte: Lindisfarne Causeway, a estrada entre marés – Holy Island

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

2 Replies to “Visitar Hadrian’s Wall – A estrada ao longo da mítica muralha romana | Inglaterra”

  1. Bela viagem e desconhecia da sua extensão. Magnífico texto e fotos, vocês estão uns pros :-).

    1. quilometroinfinito says: Responder

      ehehe Obrigado Joao! 😉 Vale a pena a visita

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: