Visitar Lake District – 6 Estradas panorâmicas imperdíveis | Inglaterra

Lake District Viagem de mota Escócia e Inglaterra

Inserida no nosso roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e República da Irlanda, Lake District em Inglaterra foi uma das regiões que mais nos fascinou. Talvez por dela esperarmos tão pouco. Na nossa mente, seria mais uma voltinha, parte da nossa grande odisseia de chegar a John Ogroat’s at End of the Road (o fim da estrada), na Escócia. Definimos o nosso roteiro com muito mais ênfase sobre a Escócia e as Terras Altas. Dando assim espaço ao factor surpresa para toda a Inglaterra. No entanto, não somos assim tão distraídos. Olhar para o mapa do Reino Unido, fez-nos suspeitar de que destinar alguns dias a esta região valeria a pena. E a suspeita confirmou-se.

Estradas Panorâmicas de Lake District
Estradas Panorâmicas de Lake District

Sobre Lake District

Situado inteiramente dentro do Condado de Cumbria, no Noroeste de Inglaterra, em Lake District encontramos Scafell Pike, a montanha mais alta do país, e também os maiores e mais profundos lagos naturais de Inglaterra: Wast Water e Windermere, respectivamente. Com tamanhas condições naturais, escusado será dizer que esta é uma porta directa para um mundo de estradas soberbas, que em tudo se tornam melhores quando em duas rodas as percorremos.

Um mundo encantado de estradas, lagos e montanhas

Chegados a Lake District, somos envolvidos por uma espécie de penumbra natural. Viajamos através de um imenso parque natural, repleto de extensas colinas arejadas, cobertas por musgos e líquenes, rendilhadas pelos muros do pedra construídos pelo Homem. Quando a floresta se adensa, seguimos por um túnel verdejante. Sempre naquela tonalidade de verde vivo que nos custa descrever: mágico e intenso.

Lake District é dona de uma silhueta inconfundível quando comparada com os seus arredores. Não fosse o ”Distrito dos Lagos”, rapidamente concluímos que, para onde quer que se vire, a água é o elemento que abunda e o que está sempre presente (até mesmo vinda do céu, porque por lá também chove imenso!).

O Parque Nacional de Lake District tem várias estradas panorâmicas que valem a pena percorrer. Todas com diferentes nomenclaturas e níveis de dificuldade, mas sempre com algo semelhante: exuberantes. Percorrer-las, aprisiona-nos o olhar e alma com uma força e emoção pouco habitual. A beleza dos lagos que por lá se multiplicam, a ousadia da geologia que nos destinou montanhas divinas, o passado lendário presente em forma de castelos e pitorescos centros históricos. Todos os recantos são uma doce descoberta, que em duas rodas nos proporcionam um percurso de sonho. 

Estradas Panorâmicas de Lake District
Estradas Panorâmicas de Lake District
Estradas Panorâmicas de Lake District
Estradas Panorâmicas de Lake District

Roteiro de mota por Lake District | Top 6 – Estradas panorâmicas imperdíveis 

1 – Kirkstone Pass

Esta é a primeira estrada que mencionamos e a primeira que percorremos em Lake District. O dia amanheceu cinzento e o céu, em tons carregados, ameaçava desabar a qualquer momento. Foi no topo de Kirkstone Pass que vesti o fato de chuva enquanto tentava captar numa única fotografia, a beleza do cenário à minha volta. Lamento não ter conseguido! Não há fotografia que lhe faça justiça.

De Ambleside ao lago Ullswater, curtos são os quilómetros que atravessam Kirkstone Pass, mas o leque de adjectivos para descrever o percurso é abundante. Esta é uma entrada em grande nas montanhas repletas de lagos.

Kirkstone Pass
Kirkstone Pass, Lake District. Estrada A592 via Ambleside

2- Honister Pass

Seguimos para Keswick e para a pequena estrada B5289. Daqui até à pequena aldeia de Loweswater, percorremos a estrada de montanha de Honister Pass. Pelo caminho, está Honister Slate Mine, um local de extracção de ardósia (xisto) da montanha. Hoje, além da mineração, a mina é também uma atracção turística popular em Lake District, com a particularidade de ser a última mina de ardósia em Inglaterra.

Honister Slate Mine
Mina de Ardósia em Honister Pass, Lake District
Honister Pass
Honister Pass, Lake District
Honister Pass, Lake District
Honister Pass, Lake District

Saídos das montanhas, seguindo pelos pequenos povoados dos arredores, chegamos a Buttermere e ao Syke Farm Tea Room. Por terras de suas majestade, não devemos deixar passar uma placa de café italiano sem parar para saborear! Foi o que fizemos.

3- Wast Water

Não foi por Wast Water ser o maior lago de Inglaterra que o colocámos no roteiro. Na realidade, só soubemos dessa particularidade quando já estávamos em Lake District. No entanto, a estrada que acompanha a montanha mais alta do país, de certo que teria muito a oferecer. E, de facto, agora iluminados por um dia soalheiro, contemplámos Scafell Pike nos mais variados ângulos. A paisagem remete-nos aos cenários nórdicos entre fiordes. A luz é resplandecente e o pequeno caminho à beira lago é sensacional.

Concluímos que este é um pequeno percurso sem saída, carregado de bons motivos para o percorrer. As águas reluzentes do lago, as montanhas que o acolhem em tão perfeita harmonia, os rochedos que afloram nas margens, as ovelhas que pastam tranquilas e nos saltam ao caminho para um olhar mais curioso. Estaremos no paraíso? Sim, aqui elegemos um dos nossos pequenos paraísos no mundo.

Wast Water
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra
Wast Water, Lake District, Inglaterra

4- Hardknott Pass

Seguimos para Hardknott Pass. E o que dele podemos dizer? Bem, que foi a estrada que se seguiu no nosso roteiro, já a tarde ia avançada, e nos apanhou desprevenidos em surpresas e emoções fortes. Depois de um dia em modo relaxado pelas tranquilas estradas percorridas até então, eis que Hardknott Pass surge como o momento alto do dia!

Entrar neste percurso e ler as placas de sinalização com advertências, não nos prepara de facto para o que se segue. O Hardknott Pass é, até agora, a mais técnica e difícil estrada de montanha que percorremos em duas rodas.

Apesar de não atingir alturas tão consideráveis quanto se imagina quando de uma estrada técnica se fala, o seu traçado é feito com inclinações superiores a 30%, com algumas curvas em serpentina, numa estreita estrada de uma única via de passagem. Sim! Nele descobrimos que afinal o Passo dello Stelvio é para meninos(😅). Nele a nossa adrenalina disparou e o nosso coração chegou aos mil batimentos por segundo!

Viajar com uma mota de touring, com as malas carregadas e com pendura em estradas de tamanhas características deixa-nos assim. Mas não é que valeu a pena?

Hardknott Pass, Estradas Panorâmicas Em Lake District. Entrada oeste.
Hardknott Pass, Estradas Panorâmicas Em Lake District. Entrada oeste.
Hardknott Pass
Hardknott Pass, Lake District, Inglaterra
Hardknott Pass, Lake District, Inglaterra
Hardknott Pass, Lake District, Inglaterra
Hardknott Pass, Lake District, Inglaterra
Hardknott Pass, Lake District, Inglaterra

Dicas Quilómetro Infinito:

  • Destine a passagem por Hardknott Pass nas horas de menos afluência (início da manhã ou final da tarde), de modo a evitar cruzar-se com outras viaturas (parar será difícil, especialmente nas descidas abruptas).
  • Atenção quadriplicada com nevoeiro cerrado e piso molhado. Os limites da estrada são ténues e não estão identificados com sinalização.
  • Atenção aos animais que circulam pela estrada, existem muitos rebanhos livres que pastam pelas montanhas da região e frequentemente se atravessam no nosso caminho.

5- Wrynose Pass

Entramos em Wrynose Pass ainda frenéticos pela ousadia do traçado de Hardknott Pass. E assim quase que sem dar conta, rodamos por uma estonteante estrada de montanha, num planalto atravessado por vigorosos ribeiros, acompanhados pela beleza da paisagem circundante e pelo ecoar do nosso motor. Este é outro local privilegiado a visitar em Lake District e por aqui, continuamos em perfeita comunhão com a natureza.

Wrynose Pass
Wrynose Pass, Lake District, Inglaterra
Wrynose Pass, Lake District, Inglaterra
Wrynose Pass, Lake District, Inglaterra
Wrynose Pass, Lake District, Inglaterra
Wrynose Pass, Lake District, Inglaterra

6- Wimdermere Lake

Windermere Lake é uma boa introdução ao Parque Nacional de Lake District. Para nós, foi por aqui que terminámos o nosso dia. Nas margens de um dos maiores lagos do país e a contemplar o Wray Castle, num ambiente calmo e sossegado. Circundar as margens do lago por estrada é por si só um percurso panorâmico imperdível. Saltitando entre pequenas aldeias floridas, adornadas por azáleas gigantes de cores garridas e árvores centenárias de várias espécies, aqui se concentram pequenos centros urbanos pitorescos e tradicionais.

Wray Castle, Lake District
Wray Castle, Windermere Lake

Viajar de mota é também procurar novas perspectivas dos caminhos e, para nós, colocar a nossa companheira de duas rodas num ferry é uma das maneiras de o fazer. Atravessámos o Windermere Lake num pequeno ferry. Durante cerca de 15 min, abrimos a viseira do nosso capacete e limitámos-nos a contemplar a imensidão do profundo lago de Windermere.

Ferry Windermere Lake

Aqui repare-se numa curiosidade: os motociclos estão inseridos no preçário na mesma classe do que os cavalos? 😅 As travessias são frequentes e o bilhete pode ser comprado na hora sem necessidade de reservas.

⛴️ Rota Sawrey ⇔ Bowness Nab (15 min) (Clique para mais informações sobre horários)

Ferry Windermere Lake
Ferry Windermere Lake

🛏️ Alojamento em Brigsteer – Lake District

Brigsteer não será de todo o povoado mais óbvio quando de Lake District se fala. Mas, quando definimos os roteiros diários, consideramos sempre o factor económico e sem dúvida que deslocar-nos dos locais mais badalados nos permite uma enorme poupança. O The Wheatsheaf Inn, localizado na pequena e pitoresca aldeia de Brigsteer no limite sul do parque nacional, esteve à altura de todas as nossas necessidades: quarto limpo e confortável com casa de banha privada, restaurante no local (maravilhoso por sinal) e parque seguro para a mota. Clique para mais informações, ler reviews de outros hóspedes e reservar a estadia no The Wheatsheaf Inn.

Mapa do Percurso, Locais de Interesse e Alojamento em Lake District

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Aqui incluem-se as seguintes informações:

  • Locais de interesse histórico
  • Restaurantes
  • Alojamento

Total de quilómetros do percurso em Lake District: 250 km

Tempo aconselhado: 1 dia

Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:

⬅️ Etapa anterior: Peak District e as melhores estradas panorâmicas, Inglaterra

➡️ Etapa seguinte: Hadrian’s Wall, a estrada panorâmica ao longo da grande muralha romana

Consulte abaixo os nossos artigos já publicados muitos mais detalhes de todas as regiões visitadas no nosso grande roteiro pelo Reino Unido e Irlanda:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

3 Replies to “Visitar Lake District – 6 Estradas panorâmicas imperdíveis | Inglaterra”

  1. Estradas Espectaculares! Obrigado ao Casal Câmara pela Partilha!

  2. Viajar de moto é cansativo mas a liberdade que se tem é indiscutível, amei o artigo parabéns.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Muito obrigado Daniele 😉

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: