Sob a paisagem árida e deserta do Sul de Espanha, pela vasta região da Andaluzia, encontram-se estradas de alta montanha sublimes. Todas com percursos curvilíneos desafiantes, que nos aliciam a percorrê-los até ao mais ínfimo quilómetro e repeti-los sempre que possível. Em La Tetica de Bacares, ou o Passo de Puerto de Velefique (como é mais conhecida), encontrámos a AL3102 e uma das melhores estradas de Espanha. Vamos lá percorrê-la?


A estrada desenrola-se por cerca de 30 km quilómetros. Ao longo de um traçado desenhado com mestria evoca as grandes estradas alpinas. Com elas compete com garra, por um lugar no trono das mais fantásticas estradas da Europa. E não é que consegue?
Se pelo centro da Europa, nas famosas cordilheiras alpinas as paisagens se revelam cheias de encantos, pelo Sul de Espanha na Andaluzia não lhe ficam atrás. Distintas em ambiente e panoramas, mas semelhantes em beleza e espectacularidade.
Sobre o Passo de Puerto de Velefique
A uma altitude a rondar os 1800m acima do nível do mar, localizada na Serra de Los Filabres, província de Almeria, está Puerto de Velefique. E é para lá que recomendamos que siga!
Esta jóia do asfalto, é uma estrada na região mais a Este da Andaluzia, localizada entre as pequenas aldeias de Bacares e Velefique. No mapa da ibéria tem por nome Al3102 e atravessa as montanhas que separam as aldeias aninhadas em dois vales, separados pelo Alto de Velefique.
Para desestabilizar motociclistas, tem um traçado que se enrola sob si próprio, em mais de 20 curvas em zigue-zague, num novelo de pavimento excepcional e numa multiplicidade de paisagens repletas de encanto.
Rodeada pelas bonitas colinas desérticas que se formam no horizonte, perfumada pelo doce aroma das flores das amendoeiras que anunciam a chegada da Primavera e pelos vales pronunciados que nos acompanham a subida entre curvas serpenteantes. O percurso por Velefique constitui um dos tesouros motociclísticos mais bem guardados de Espanha, num estrondosa estrada de alta montanha de panoramas que nos deixam boquiabertos.

O percurso de Bacares ao Deserto de Tabernas por Velefique
Vindos de Norte e abordando a estrada de montanha de Velefique, o cenário é montanhoso. No horizonte avistamos a montanha rasgada pela estrada que ansiamos percorrer. Viajar de mota pela região é ser transportado em poucos quilómetros de vales pronunciados, a planaltos extensos, a montes de precipícios abruptos. Os arredores da aldeia de Bacares são isso mesmo.
Bacares está instalada num vale fértil e verdejante, irrigado por inúmeros rios e ribeiros que durante anos modelaram as gargantas do curso de água principal. Por lá, a agricultura é uma actividade bem marcada e, em tanto quanto os nossos olhos alcançam, os terrenos estão cultivados, repletos de árvores de fruto, amendoeiras e olivais. A aldeia que é a porta de entrada em Puerto de Velefique, adorna um traçado que em tudo nos acelera o batimento cardíaco!




A subida é pronunciada, mas a chegada ao topo e a descida para o Deserto de Tabernas é a cereja no topo do bolo. A caminho de Sul, entramos em pleno no coração curvilíneo do percurso. A partir daqui, resta-nos desejar: Boas curvas!
A descida para Velefique e o Deserto de Tabernas
Subimos e descemos a AL3102. Um hábito que se torna cada vez mais comum quando grandes estradas encontramos. Seja para registar o momento num fotografia para a posterioridade, seja para contemplar as diferentes vistas que, dependendo do sentido, se alcançam. Costumamos dizer que todas as grandes estradas têm duas faces que não queremos perder: a subida e a descida!



Rumo a outros horizontes
Seguimos para o Deserto de Tabernas até contemplar o mar Mediterrâneo, na Costa del Sol, em Almeria. A Andaluzia é uma região por onde vale a pena demorar. Aqui ao lado e no país de nuestros hermanos, é rica em história, em estradas sublimes, em gastronomia deliciosa e temperada pelos ares do mar Mediterrâneo.
Em breve partilhamos outros artigos de regiões a não perder, assim como o roteiro integral detalhado, por aquela que é uma das nossas regiões de eleição.
- Deserto de Gorafe – Rota do Megalítico
- Deserto de Tabernas e a pequena Hollywood
- Estrada panorâmica das Alpujarras – Parque Natural da Serra Nevada
- Antequera e El Torcal – Rota do Megalítico
- Roteiro 7 dias de viagem de mota pela Andaluzia
- Ruta de Los Pueblos Blancos – Puerto de Las Palomas
- Parque Natural do Cabo da Gata – Nijar
Informações práticas sobre o Passo de Puerto de Velefique
Quando ir
A estrada AL3102 encontra-se aberta ao trânsito na maioria do ano. No entanto, se nevar na região, poderá estar fechada pelo período de tempo necessário à limpeza do pavimento.
No que às temperaturas diz respeito, é de notar que por toda a Andaluzia os meses de Verão são repletos de dias muito quentes. Deste modo, recomendamos os meses de Primavera ou Outono para visitar a região e desfrutar de dias soalheiros de temperaturas mais amenas.
Mapa da Estrada - Passo de Puerto de Velefique
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.
Muito Bom! Obrigado aos Câmara por nos Desassossegarem!!
Prometemos valer a pena eheh 😉 Obrigado! Boas curvas
Também fiz esse percurso em 2018. Vinhamos de Granada e apanhámos bom tempo até à passagem pelo Alto de Velefique, onde apanhámos uma brutal chuvada (granizo incluído!), e que pôs à prova a nossa condução à chuva nestas brutais curvas. Lá nos conseguimos abrigar numa paragem de autocarro até passar a chuvada, que foi a única em toda a viagem.
Da paragem de autocarro na zona de Velefique até ao deserto de Tabernas a temperatura subiu 10ºC,(dos 14ºC para os 24ºC) e deu para secar as motos e fatos e visitar o local.
Ainda visitámos o Cabo de Gata nessa tarde.
eheh Obrigado pela partilha! Também fizemos um roteiro semelhante, partilhámos também no blogue. Boas curvas
Obrigado excelente
Boas curvas Miguel!