De mota por Grossglockner
Grossglockner High Alpine Road. Se está a programar uma viagem de mota pelo coração dos Alpes, esta é uma estrada de alta montanha a incluir no seu percurso. Se não sabe bem que rumo tomar, eis a proposta para conhecer na bela Áustria, uma estrada eleita internacionalmente como top para percorrer de mota.
A majestosa montanha de Grossglockner separa a região da Caríntia e do Tirol. Por ela serpenteia a estrada que se enquadra na paisagem em perfeita harmonia, como se de obra da natureza se tratasse.

Durante os 50 km que unem Bruck a Heiligenblut percorre a mais alta estrada alpina austríaca, em cenários panorâmicos deslumbrantes. A vertiginosa subida de Grossglockner permite-lhe o prazer de uma condução descontraída em torno da natureza e suas montanhas de picos nevados.
E mesmo com as curvas que não poderiam faltar, esta ampla estrada distingue-se pela qualidade do pavimento que lhe permite que desfrute também, do cenário que o envolve.


Direcções a partir de Bruck
Vindos de norte da região de Salzburgo e do vale alpino aos pés de Grossglockner, a saída de Bruck é feita com a emoção da expectativa de mais uma passagem de montanha de eleição.
Aquela que é divulgada sempre que de estradas dos tops se falam, inicia-se depois da passagem de uma portagem que seria uma simpática construção de madeira, não fosse o seu objectivo.
Cerca de 25 Eur é o preço a pagar para dela desfrutar e ainda ”oferecem” um autocolante catita para colocar na mota. Mas o ouro é merecido. Merece a natureza e merece a estrada que tornam única esta rota panorâmica.



Motas, muitas motas encontra por este parque de diversões ao ar livre. A travessia é um desafio vertiginoso, por uma estrada com vista para glaciares, lagos, florestas de abeto e cumes nevados de imponentes altitudes.
Pequenos povoados por lá se encontram, e uma paragem para contemplar tudo o que rodeia é possível num dos primeiros patamares com direito a café.
Curvas em zigue zague mas que permitem dar largas à condução, assim é a estrada que honra o nome da montanha que lhe ofereceu o ar majestoso, Grossglockner.

A subida continua e o dia é soalheiro. Oferece-nos o céu azul e seu toque divinal a tudo o que observa pelo horizonte. A estrada é relaxante, boa condução e no ar paira o perfume da montanha. Como se ao encontro das nuvens caminhasse, está a entrar em pleno no coração dos Alpes Austríacos e o cenário é grandioso.



Grossglockner no topo da estrada
A chegada ao topo oferece a perspectiva da subida que acabou de realizar, e a expectativa da descida que em nada lhe fica atrás. Sobre a crista da montanha, repousa o centro de interpretações com todas as informações para os visitantes.
Para nós, tudo o que queríamos saber estava no mapa do percurso que previamente consultámos, e a para a descida com entusiamo se prosseguiu.



Heiligenblut é a pitoresca aldeia alpina que se instalou no vale entre as montanhas de Grossglockner. Típicas casas de madeira , de varandas floridas, rodeiam uma igreja de elegantes e altas torres. Por aqui encontra um belo e pacato local para pernoitar.
Alguns alojamentos locais, reembolsam o valor pago na portagem inicial como bónus pela escolha e incentivo a ficar. Não precisam de tanto esforço. Para todos os preços e opções, a localização privilegiada é suficiente para convencer qualquer um, assim se encaixe no percurso-
O site de reservas Booking.com facilita a pesquisa e permite reservar inúmeros alojamentos antecipadamente, normalmente com flexibilidade para cancelar em caso de imprevisto.

Quando ir
Pelo nosso belo Portugal, o período de Inverno permite sempre alguns dias para um passeio de mota. Privilégio que pelas estradas alpinas não se verifica.
As baixas temperaturas e épocas de neve impossibilitam a circulação por estas estradas pelo que, como muitas outras a grande altitude, se encontram fechadas no Inverno. Reabrem no Verão com todas as condições de segurança reunidas, normalmente a partir do início de Maio até início de Novembro.
Por Heiligenblut termina mais uma rota panorâmica a não perder numa viagem de mota pelos Alpes. Para descobrir outras mais, consulte os nossos artigos:
Mais uma vez, Muito Bom!! Obrigado por nos darem ideias tão interessantes!
Obrigado pelo seu comentário José Morgado! É sempre bom saber que gosta dos nossos artigos! Esta é uma das estradas que mais gostamos de fazer e que recomendamos muito a todos. Boa semana e boas curvas! 🙂
Boas! Vocês fazem sempre todos os percursos de mota desde Portugal? Parabéns pelo blog!
Olá José. Fazemos sim 🙂 muito obrigado e boas curvas!
Quantos dias demoraram a chegar à Áustria ?
Algum concelho para uma viagem mais rápida (apanhar algum ferry por exemplo…) ?
Obrigado pelo conteúdo!
Olá Miguel. Consulte os vários roteiros que temos no blogue pelos Alpes. Não se trata de quantos dias demorámos. Mas sim de quantos o Miguel tem disponíveis e o que pretende fazer com eles. Boas curvas
Estava procurando qual o melhor ponto de partida e você detalhou perfeitamente. obrigada
Que bom Regina! Muito obrigado pelo feedback! Boas curvas pela melhor estrada dos Alpes 😉