Loriga Pass, no capítulo das melhores estradas de Portugal

Loriga Pass, Melhores estradas de Portugal

Há algo pelos caminhos de Portugal que inequivocamente nos fascina sempre que ousamos explorar os seus recantos. Não importa quantas vezes tomaremos o mesmo rumo. Haverá sempre nele, um percurso inexplorado que se tornará em mais um lugar especial. Há uns anos atrás, numa das nossas idas à Serra da Estrela, esse lugar foi o Loriga Pass. E é a esta estrada, que voltamos sempre que podemos!

Subida do Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela
Subida do Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela

Aquela que hoje, e aqui, lhe decidimos dar o devido destaque fazendo justiça a um dos mais espectaculares traçados que já percorremos na vida, e em Portugal. Loriga Pass? Bem, não é de todo o nome mais apropriado para procurar no mapa. Afinal, este foi o nome que nós mesmos lhe demos. Em jeito de analogia às grandes estradas alpinas que se desenrolam sobre curvas e contra curvas pelas montanhas no coração da Europa.

Local de passeio para todas as estações, a Serra da Estrela é por si só um mundo fascinante de estradas e paisagens que nos remetem a um postal ilustrado dos Alpes Suíços. Um destino motociclístico de eleição, em pleno coração do país. Por ela multiplicam-se em todas as suas vertentes, grandes estradas panorâmicas que são obrigatórias percorrer pelo menos uma vez na vida. (Roteiro detalhado pela Serra da Estrela aqui).

Loriga Pass, Estrada N338. Melhores estradas de Portugal
O horizonte pelo Loriga Pass, Estrada N338, Melhores Estradas de Portugal
Loriga Pass, Estrada N338
Loriga Pass, Estrada N338

Loriga Pass, pela N338 rumo ao topo de Portugal Continental

Mas foi na N338 que, inequivocamente, encontrámos um pass. Aqui, centramos-nos na parte do traçado entre a pequena aldeia de Loriga e o acesso oeste à Lagoa Comprida, muito perto do topo da mais alta montanha de Portugal Continental. Apesar da mesma estrada se prolongar em igual modo panorâmico até à Torre, e acompanhar o Vale Glaciar do Zêzere até Manteigas, sentimos uma euforia especial  nestes quilómetros curvilíneos em particular.

O Loriga Pass é aquela estrada, perfeita em pavimento e geometria, que nos permite dar largas à condução e desfrutar apenas do prazer das boas curvas ao sabor do vento. Por ser um dos acessos à serra menos procurados, é também um percurso de excelência onde o movimento é praticamente inexistente. Mesmo rodeada de percursos sensacionais, vindos de Alvoco da Serra ou das profundezas das Aldeias do Xisto no Açor, é aqui que as curvas se acentuam em curta distância e nos fazem querer subir e descer. Voltar a subir e descer infinitamente gritando wooww dentro do capacete.

Loriga, Serra da Estrela
Loriga Pass, Estrada N338
Loriga Pass, Estrada N338
Subida do Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela
Subida do Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela
Estrada N338. Serra da Estrela
Subida do Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela
Loriga Pass, Estrada N338. Serra da Estrela

Praia Fluvial de Loriga

Antes da derradeira subida a pequena aldeia de Loriga, encaixada num socalco pronunciado do antigo vale Glaciar de Loriga, recebe-nos com o seu encanto pitoresco e a natureza espectacular que a rodeia. Nela, é a Praia Fluvial de Loriga que merece que por lá estacione a mota em qualquer estação.

Na época fria, para contemplar a beleza de um ambiente preservado e um lugar de muita tranquilidade e fascínio. Na época quente, para mergulhar nas águas puras e cristalinas que ali brotam numa nascente serrana.

Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Loriga, Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Pequenas cascatas na Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga, Serra da Estrela

Mapa do Percurso pelo Loriga Pass

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.

Se o próximo destino é a Serra da Estrela, consulte o nosso roteiro anteriormente publicado com um percurso detalhado por muitas das melhores estradas serranas:

Roteiro de viagem de mota pela Serra da Estrela

Outras estradas incluídas na nossa lista de melhores estradas de Portugal:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

2 Replies to “Loriga Pass, no capítulo das melhores estradas de Portugal”

  1. LORIGA ,é VILA.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Ok 🤣✌

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: