Melhores estradas de Portugal | Portal do Inferno e Garra

Melhores Estradas de Portugal Portal do Inferno e Garra

Melhores Estradas de Portugal – Portal do Inferno e Garra, a estrada num paraíso geologicamente infernal

Considerada por nós uma das melhores estradas de Portugal: Portal do Inferno e Garra. Está situada em pleno coração do Maciço da Gralheira, a cerca de 1000 metros de atitude. Atravessa um dos mais espectaculares locais do país e é um dos pontos altos de um roteiro pelas Serras da Freita, Arada e São Macário.

Um sítio de íngreme passagem que amendrontou por muitas gerações todos os que por ali passaram. O local é rodeado por duas ribeiras que drenam em sentidos opostos: ribeira de Covas do Monte e ribeira de Palhais. E é na Primavera que os panoramas se encontram no auge da sua avassaladora beleza. Tudo em redor fica pintado de amarelo e rosa, porque a carqueja, o tojo e a urze estão em flor. Um dos motivos que torna obrigatória uma visita ao Norte de Portugal nesta estação.

A estrada M567 segue pela linha de cumeada de um maciço rochoso metassedimentar, onde os agentes de geodinâmica externa incutem à paisagem um relevo profundamente escarpado. Avistando este local ao longe, imaginamos uma estreita estrada que ondula fortemente pela estreita zona mais alta da montanha que atravessa.

Portal do Inferno
Intersecção da CM1123 com a Estrada do Portal do Inferno
Melhores Estradas de Portugal - Portal do Inferno e Garra
Estrada 567 Melhores Estradas de Portugal – Portal do Inferno e Garra
Melhores Estradas de Portugal - Portal do Inferno e Garra
A Primavera no Portugal – Portal do Inferno e Garra. Melhores Estradas de Portugal

Sobre o percurso pelo Portal do Inferno e Garra

É o Portal do Inferno e Garra em particular que aqui destacamos. Mas creio que todo o percurso até ele chegar é digno de cada quilómetro que percorrido. Afinal, voltamos à Freita tantas vezes quanto conseguimos e é um dos nossos locais preferidos em Portugal para andar de mota. Apesar da qualidade do piso da maioria das suas estradas não ser o melhor, é inexplicável o sentimento de fascínio completo em todas as nossas viagens pela região. A Freita e suas serras vizinhas, exercem em nós um magnetismo que tende a ser eterno. Pelos ares daquelas serranias descobrimos sempre um novo local perfeito para estacionar.

Vindos de Arouca ou Alvarenga no extremo oeste, ou de Castro Daire ou São Pedro do Sul no extremo oeste, todos os caminhos têm de ir dar à CM1123 e à M567 onde a Estrada do Portal do Inferno nos revela um dos mais peculiarmente belos traçados do país.

Melhores estradas de Portugal | Portal do Inferno e Garra
Melhores estradas de Portugal | Portal do Inferno e Garra
O lado Este da estrada do Portal do Inferno e Garra
O lado Este da estrada do Portal do Inferno e Garra
 Portal do Inferno e Garra
O lado Oeste da estrada do Portal do Inferno e Garra
O local que separa os distritos de Aveiro e Viseu
O local que separa os distritos de Aveiro e Viseu

Mapa detalhado do Portal do Inferno e Garra | Melhores Estradas de Portugal

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da HeymondoIATI encontramos boas opções para motociclistas (e não só). Ambas com excelentes propostas e com descontos ao seguir os nossos links: Link 5% desconto Heymondo e Link  desconto 5% Iati

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

4 Replies to “Melhores estradas de Portugal | Portal do Inferno e Garra”

  1. É um dos meus sítios preferidos para pedalar, por isso vou lá muitas vezes. As visitas tornam-se ainda melhores quando o almoço está incluído na Aldeia da Pena.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Sem dúvida que a gastronomia da região acrescenta o toque de perfeição a todos os motivos que nos levam a voltar à Freita! Boas curvas 😉

  2. Muito Bom!! Também já andei por lá!! Mas vale a pena rever estas imagens Expectaculares!! Muito Obrigado aos Câmara!!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Também adoramos este pequeno grande percurso do nosso Portugal! Beijinho e abraço nossos. Obrigado pelas sempre simpáticas mensagens

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito