Pelas melhores estradas dos Alpes: Simplon Pass na Suíça

Simplon pass. Melhores estradas dos Alpes Suíços para andar de moto.

Pela estrada de montanha Simplon Pass nos Alpes Suíços

Foi durante uma viagem pelos Alpes que descobrimos o fantástico Simplon Pass. Mereceu desde logo entrada directa para o nosso top de melhores estradas percorridas e, aqui estamos nós a partilhar todos os detalhes.

Localizado numa bela região de fronteira entre a Suíça e Itália, os seus quilómetros de percurso passam despercebidos pelos arredores mais famosos. Furkapass, Grimselpass, Gotthardpass ou Nufenen Pass, estão do outro lado das montanhas e são, na maioria das vezes, os mais procurados num tour pelos Alpes.

Mas, o nosso último roteiro pelas montanhas alpinas, foi definido ao ritmo de curvas intensivas, por entre estradas mais famosas e outras menos famosas. Resultou num percurso desafiador, de traçado louco e desalinhado, bem ao gosto de qualquer amante das duas rodas. Conduziu-nos ao Simplon Pass, que nos deslumbrou a cada quilómetro.

O Simplon Pass encontra-se nos Alpes Suíços, na nobre região do Valais. Culmina a cerca de 2005 m de altitude e liga Brig a Domodossola, na sua vizinha Itália. A estrada desenvolve-se por cerca de 60 km, com inclinações máximas a atingir os 9% e com o traçado que não dá descanso à caixa de velocidades.

No topo do Simplon Pass.
No topo do Simplon Pass.

O roteiro pelo Simplon Pass

Vindos do Vale D’Aosta em Itália, foi depois de percorrer o soberbo Col du Grand Saint Bernard que entrámos na majestosa Suíça. O país por onde preparar um roteiro é demasiado simples pois, para onde quer que se vire, estará algo mágico à nossa espera.

Percorremos os quilómetros de um dos mais encantados vales do país. Ladeados de grandes montanhas nevadas e num percurso por entre pomares e vinhedos, atravessámos o Valais, que nos conduziu ao Simplon Pass. 

Se até então a altitude no GPS se manteve constante, depressa a tendência mudou e a subida para Simplon Pass despertou a adrenalina de conduzir uma mota.

Iniciámos o modo curva contra curva por uma estrada de excelência. Atravessamos a ponte de Ganter, que une o profundo vale de Ganter, e as extensos galerias que rasgam as montanhas. Obras que revelam o design arrojado das construções modernas e que se encaixam na paisagem em perfeita harmonia.

De coração acelerado e olhos deslumbrados, percorríamos o percurso com séculos de existência, considerado outrora intransitável pelos destemidos romanos.

Foi apenas no séc 17, que um mercador suíço começou a  utilizar esta rota para fins comerciais. Onde, através de mulas carregadas, transportava sal até Itália. Mas foi a audácia de Napoleão Bonaparte, que durante as invasões francesas mandou construir o percurso de forma a possibilitar a passagem do seu exército e seus canhões. Obrigado Napoleão!

Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça
Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça
Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça
Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça
Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça
Simplon Pass. A subida a partir de Brig na Suíça

Panoramas alpinos de excelência 

A beleza ofuscante da natureza alpina e a excelência das suas paisagens, são suficientes para que qualquer caminho se torne recompensador. Mas, é certo que por lá, cada local têm a sua característica única que o torna especial. O Simplon Pass não é excepção.

Contornando florestas de enormes abetos e outras árvores de grande porte, espreitamos a cada curva a elegância dos picos ainda cobertos de neve. Atingimos os 2005 m de altitude na chegada ao topo.

Por lá ergue-se o Abrigo dos Monges Bernardine, em torno de reluzentes lagos formados pelo degelo nas montanhas. Observam-se os horizontes magníficos e o panorama dos Alpes de Berna, com Bietschhorn e as montanhas de mais 4000 metros, onde os gigantes Fletschhorn e Weissmies se destacam.

Abrigo dos Monges de Bernardine. Simplon Pass
Abrigo dos Monges de Bernardine. Simplon Pass

A águia de pedra, construída com mais de 8m de altura, é uma das imagens da região. Um monumento da II Guerra mundial, construído pela brigada de montanha que vigiava a passagem de Simplon, fica para a posteridade com a mensagem de que ”o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

Água de Pedra no topo de Simplon Pass. Monumento da II Guerra Mundial
Água de Pedra no topo de Simplon Pass. Monumento da II Guerra Mundial

A descida em direcção à Itália passa pelas pequenas vilas de Simplon e Gondo. O estilo das suas construções relembra-nos a proximidade a Itália. A estrada continua por galerias e estreitos túneis até ao abrupto desfiladeiro de Gondo. Enormes paredes de granito erguem-se sobre nós e a sensação é que percorremos um dramático cenário do filme do Senhor dos Anéis. Estamos em Zwischbergental e num dos vales mais remotos da Suíça.

Simplon pass
Simplon pass
Desfiladeiro de Gondor. Simplon Pass.
Desfiladeiro de Gondor. Simplon Pass.
Desfiladeiro de Gondor. Simplon Pass.
Desfiladeiro de Gondor. Simplon Pass.
Gondo, Simplon Pass
Gondo, Simplon Pass

A aldeia de Varzo nos Alpes Italianos

Foi no final de um longo dia sobre duas rodas, que elegemos a pequena aldeia de Varzo para pernoitar. Parte final do percurso pelo Simplon pass e já em território italiano, estávamos no local ideal para uma boa refeição e um bom alojamento.

A Suíça é imbatível no que a boas estradas diz respeito. Mas a sua vizinha Itália compensa com a sua divina gastronomia e povo acolhedor. Mencionando ainda um grande detalhe: os preços pela Suíça são o horror das comuns carteiras! Sempre que em zonas de fronteira nos encontramos, escolhemos o lado economicamente mais simpático para uma estadia e refeições.

Em pleno vale de Zwischbergental, de olho nos desfiladeiros de Gondo e estrategicamente encaixada entre rochedos, encontrámos a pequena e pacata aldeia que por uma noite nos recebeu.

Aldeia de Varzo, Itália.
Aldeia de Varzo, Itália.

O percurso pelo Simplon Pass terminou no dia seguinte, em Domodossola e nas margens do Lago Maggiore. E o nosso roteiro alpino em modo curvilíneo continuou para o San Bernardino Pass, cujo artigo anteriormente partilhámos.

Sugestão de Alojamento em Varzo

O pequeno alojamento eleito, oferece uma localização tranquila e envolta numa paisagem natural de beleza imensa. Ambiente familiar com anfitriões de extrema simpatia e boa vontade. A pequena casa está inserida num deslumbrante jardim, devidamente cercado e fechado onde a mota fica estacionada em segurança. O pequeno almoço é feito na hora, repleto de produtos caseiros frescos e deliciosos, servido no jardim caso o tempo o permita. Voltaremos com certeza.

Bed & Breakfast Villa Nante
Bed & Breakfast Villa Nante
Bed & Breakfast Villa Nante
Bed & Breakfast Villa Nante

Sugestão de Restaurante em Varzo

O restaurante Route 33 não é dos locais que mais nos chamaria a atenção. Mas por vezes são mesmo esses que nos oferecem uma refeição divinal. E assim foi. Recomendado pelos habitantes e com preços apelativos, jantámos as maravilhas da gastronomia local, que muito aconselhamos. Se passar pelo Simplon Pass, pare em Varzo e experimente as pizzas no forno a lenha da Pizzeria Route 33.

Pizzeria Route 33 em Varzo
Pizzeria Route 33 em Varzo

Mapa da Estrada Simplon Pass

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.

Para mais detalhes sobre o roteiro completo aqui:

Para mais detalhes sobre as estradas nos arredores do Simplon Pass aqui:

Para mais informações gerais acerca das estradas alpinas aqui:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: