Pela estrada de montanha Simplon Pass nos Alpes Suíços
Foi durante uma viagem pelos Alpes que descobrimos o fantástico Simplon Pass. Mereceu desde logo entrada directa para o nosso top de melhores estradas percorridas e, aqui estamos nós a partilhar todos os detalhes.
Localizado numa bela região de fronteira entre a Suíça e Itália, os seus quilómetros de percurso passam despercebidos pelos arredores mais famosos. Furkapass, Grimselpass, Gotthardpass ou Nufenen Pass, estão do outro lado das montanhas e são, na maioria das vezes, os mais procurados num tour pelos Alpes.
Mas, o nosso último roteiro pelas montanhas alpinas, foi definido ao ritmo de curvas intensivas, por entre estradas mais famosas e outras menos famosas. Resultou num percurso desafiador, de traçado louco e desalinhado, bem ao gosto de qualquer amante das duas rodas. Conduziu-nos ao Simplon Pass, que nos deslumbrou a cada quilómetro.
O Simplon Pass encontra-se nos Alpes Suíços, na nobre região do Valais. Culmina a cerca de 2005 m de altitude e liga Brig a Domodossola, na sua vizinha Itália. A estrada desenvolve-se por cerca de 60 km, com inclinações máximas a atingir os 9% e com o traçado que não dá descanso à caixa de velocidades.

O roteiro pelo Simplon Pass
Vindos do Vale D’Aosta em Itália, foi depois de percorrer o soberbo Col du Grand Saint Bernard que entrámos na majestosa Suíça. O país por onde preparar um roteiro é demasiado simples pois, para onde quer que se vire, estará algo mágico à nossa espera.
Percorremos os quilómetros de um dos mais encantados vales do país. Ladeados de grandes montanhas nevadas e num percurso por entre pomares e vinhedos, atravessámos o Valais, que nos conduziu ao Simplon Pass.
Se até então a altitude no GPS se manteve constante, depressa a tendência mudou e a subida para Simplon Pass despertou a adrenalina de conduzir uma mota.
Iniciámos o modo curva contra curva por uma estrada de excelência. Atravessamos a ponte de Ganter, que une o profundo vale de Ganter, e as extensos galerias que rasgam as montanhas. Obras que revelam o design arrojado das construções modernas e que se encaixam na paisagem em perfeita harmonia.
De coração acelerado e olhos deslumbrados, percorríamos o percurso com séculos de existência, considerado outrora intransitável pelos destemidos romanos.
Foi apenas no séc 17, que um mercador suíço começou a utilizar esta rota para fins comerciais. Onde, através de mulas carregadas, transportava sal até Itália. Mas foi a audácia de Napoleão Bonaparte, que durante as invasões francesas mandou construir o percurso de forma a possibilitar a passagem do seu exército e seus canhões. Obrigado Napoleão!



Panoramas alpinos de excelência
A beleza ofuscante da natureza alpina e a excelência das suas paisagens, são suficientes para que qualquer caminho se torne recompensador. Mas, é certo que por lá, cada local têm a sua característica única que o torna especial. O Simplon Pass não é excepção.
Contornando florestas de enormes abetos e outras árvores de grande porte, espreitamos a cada curva a elegância dos picos ainda cobertos de neve. Atingimos os 2005 m de altitude na chegada ao topo.
Por lá ergue-se o Abrigo dos Monges Bernardine, em torno de reluzentes lagos formados pelo degelo nas montanhas. Observam-se os horizontes magníficos e o panorama dos Alpes de Berna, com Bietschhorn e as montanhas de mais 4000 metros, onde os gigantes Fletschhorn e Weissmies se destacam.

A águia de pedra, construída com mais de 8m de altura, é uma das imagens da região. Um monumento da II Guerra mundial, construído pela brigada de montanha que vigiava a passagem de Simplon, fica para a posteridade com a mensagem de que ”o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

A descida em direcção à Itália passa pelas pequenas vilas de Simplon e Gondo. O estilo das suas construções relembra-nos a proximidade a Itália. A estrada continua por galerias e estreitos túneis até ao abrupto desfiladeiro de Gondo. Enormes paredes de granito erguem-se sobre nós e a sensação é que percorremos um dramático cenário do filme do Senhor dos Anéis. Estamos em Zwischbergental e num dos vales mais remotos da Suíça.




A aldeia de Varzo nos Alpes Italianos
Foi no final de um longo dia sobre duas rodas, que elegemos a pequena aldeia de Varzo para pernoitar. Parte final do percurso pelo Simplon pass e já em território italiano, estávamos no local ideal para uma boa refeição e um bom alojamento.
A Suíça é imbatível no que a boas estradas diz respeito. Mas a sua vizinha Itália compensa com a sua divina gastronomia e povo acolhedor. Mencionando ainda um grande detalhe: os preços pela Suíça são o horror das comuns carteiras! Sempre que em zonas de fronteira nos encontramos, escolhemos o lado economicamente mais simpático para uma estadia e refeições.
Em pleno vale de Zwischbergental, de olho nos desfiladeiros de Gondo e estrategicamente encaixada entre rochedos, encontrámos a pequena e pacata aldeia que por uma noite nos recebeu.

O percurso pelo Simplon Pass terminou no dia seguinte, em Domodossola e nas margens do Lago Maggiore. E o nosso roteiro alpino em modo curvilíneo continuou para o San Bernardino Pass, cujo artigo anteriormente partilhámos.
Sugestão de Alojamento em Varzo
O pequeno alojamento eleito, oferece uma localização tranquila e envolta numa paisagem natural de beleza imensa. Ambiente familiar com anfitriões de extrema simpatia e boa vontade. A pequena casa está inserida num deslumbrante jardim, devidamente cercado e fechado onde a mota fica estacionada em segurança. O pequeno almoço é feito na hora, repleto de produtos caseiros frescos e deliciosos, servido no jardim caso o tempo o permita. Voltaremos com certeza.


Sugestão de Restaurante em Varzo
O restaurante Route 33 não é dos locais que mais nos chamaria a atenção. Mas por vezes são mesmo esses que nos oferecem uma refeição divinal. E assim foi. Recomendado pelos habitantes e com preços apelativos, jantámos as maravilhas da gastronomia local, que muito aconselhamos. Se passar pelo Simplon Pass, pare em Varzo e experimente as pizzas no forno a lenha da Pizzeria Route 33.

Mapa da Estrada Simplon Pass
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.
Para mais detalhes sobre o roteiro completo aqui:
Para mais detalhes sobre as estradas nos arredores do Simplon Pass aqui:
- Col du Grand Saint Bernard
- San Bernardino Pass
- Furka, Grimsel e Susten Pass
- Gotthard Pass
- Nufenen Pass
Para mais informações gerais acerca das estradas alpinas aqui: