Na nossa primeira viagem de mota pela Serra de Gredos, já havíamos concluído que acabáramos de descobrir um dos melhores lugares para andar de mota em Espanha. Agora, e após um regresso, decidimos que as estradas de alta montanha que por lá existem, num raio de curtos quilómetros, merecem especial destaque. Por isso, aqui partilhamos a nossa eleição de 9 estradas de montanha para andar de mota na Serra de Gredos e seus arredores.
1- Puerto del Tremedal
Entre a pequena aldeia de Becedas e La Carrera está o Puerto del Tremedal. Uma estrada de montanha que atinge os 1637 metros de altitude e delimitada por grelhas de gado no chão (cattle grid). Sempre que chegarem a um ponto onde está uma cattle grid, estarão num local fabuloso para subir as encostas serranas entre mil e uma curvas. Com especial atenção, pois o gado estará no seu habitat natural e à solta.
- Altitude 1637 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ★
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰



2- Puerto de Honduras
Integrado na Rua Via de la Plata, entre os povoados de Hervás e o Vale de Jerte, percorremos os quilómetros fabulosos do Puerto de Honduras. Do lado norte, percorremos a densa floresta de arvoredo denso e esguio que forma um túnel verde ao longo do percurso. Do lado sul, a descida para o Vale de Jerte, conhecido pela actividade agrícola de produção de cerejas e sua deliciosa paisagem associada. O vale em flor na Primavera, em tons avermelhados do fruto nas árvores no Verão, e os amarelos e alaranjados no Outono.
- Altitude 1440 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


3- Plataforma de Gredos
Esta é uma das nossas estradas preferidas da Serra de Gredos, de Espanha e da Europa! Sem dúvida no top dos destinos panorâmicos mais fantásticos que percorrêramos. Aqueles cerca de 30 km quilómetros, entre Navacepeda de Tormes e Hoyos del Espino, que nos levam aos 1750 metros, e ao fim da estrada pavimentada AV931 no alto da montanha, são de uma beleza mágica. De paisagens que nos remetem às Terras Altas da Escócia.
O percurso de subida à Plataforma de Gredos é feito por 3 etapas. A primeira, o percurso vindo de Hoyos del Espino entre os bosques e planaltos onde cercam o gado. O segundo, a partir da Puente de las Juntas onde os últimos quilómetros da subida e da estrada pavimentada se encontram. Ali, e a uma inclinação menos pronunciada, estão os maciços rochosos característicos destas zonas de alta montanga e a vista permanente para os riachos e colinas revestidas de tons dourados e esverdeados. Pontualmente salpicadas por densos bosques de pinheiros do estilo nórdico. No topo, Gredos abre-se diante de nós em todo o esplendor e o percurso pode ser continuado numa caminhada a partir de um trilho de pedra, até às lagoas em torno do Pico del Almanzor. Na descida até Navacepeda de Tormes, encontramos uma paisagem soberba e uma estrada com elevada percentagem de inclinação (16%), que desce montanha abaixo entre mil e uma curvas.
- Altitude 1750 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ★



4- Puerto del Pico
Foi construído pelos romanos há mais de dois mil anos, para melhorar as ligações entre as capitais romanas Ávila e Mérida. Milhares de anos depois, restam os vestígios da calçada romana antiga que conquista a monta em super curvas. Ao lado, está o novo traçado de pavimento excepcional que nos leva aos 1352 metros de altitude nesta rota histórica. Ali encontramos o ingreme desfiladeiro de Puerto de Pico e as suas paisagens soberbas. Continua nos dias de hoje, a ser um dos principais pontos de ligação entre as duas cidades e a principal travessia da Serra de Gredos.
- Altitude 1352 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
- Traçado ★ ★ ★ ★ ★
- Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


5- Puerto de Serranillos
O Puerto de Serranillos inicia-se a norte na localidade de Serranillos e prolonga-se por cerca de 20 km através da estrada AV913 até à vertente sul, em San Esteban del Valle. O seu ponto mais alto atinge altitudes de 1575 metros, e o seu percurso desenrola-se entre a vegetação rasteira de alta montanha e os extensos bosques de castanheiros no pontos de descida. Cruza-se no lado sul com o Puerto del Pico.
- Altitude 1575 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


6- Puerto de Mijares
Muito simular em paisagens e altutide ao seu vizinho Puerto de Serranillos, o Puerto de Mijares não deixa de ser uma estrada de montanha a incluir num roteiro pela Serra de Gredos. Se no lado sul a subida é feita pela mata de centenários castanheiros, no lado sul abre-se num pronunciado vale um enorme desfiladeiro de largos horizontes. A estrada por ele avança, unindo as povoações de Burgohondo e Gavilanes.
- Altitude 1570 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


7- Puerto de Pena Negra
Depois de La Covatilla, o Puerto de Pena Negra é o mais alto do complexo montanhoso que inclui o Parque Natural da Serra de Gredos, chegando aos 1909 metros de altitude. Um dos nossos traçados preferidos na região. Do lado sul e vindos da Plataforma de Gredos, subimos entre curvas por um balcão panorâmico natural, sempre com inúmeros ribeiros e riachos a escorrer pelas montanhas a adornar a paisagem. La Herguijuela é a montanha que nos surpreende pelo caminho. A tão elevada altitude está aninhada num planalto soalheiro e parece viver do gado que pasta em redor.
- Altitude 1909 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
- Traçado ★ ★ ★ ★ ★
- Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
8- Puerto de Chia
Do Puerto de Chia, que une o sinuoso traçado entre os povoados de Villafranca de la Sierra e San Martin de la Vega del Alberche, avistam-se os picos rochosos do alto de Gredos. Nobres, imponentes e deslumbrantes. Mais uma estrada de montanha, com a altitude a atingir os 1663 metros, construída na época antiga para a rota comercial da região. Nós agradecemos o feito, que hoje em dia nos permite desfrutar da montanha em duas rodas e muita euforia.
- Altitude 1663 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
- Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
- Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


9- Puerto de Bejar La Covatilla
É a estância de ski mais famosa da província e um dos lugares mais procurados para turismo de Inverno. Bejar la Covatilla é um percurso sem saída que nos leva por entre curvas fabulosas até aos 2000 metros de altitude. O pavimento, recém renovado, faz jus ao traçado sinuoso que se prolonga por cerca de 15 km.
- Altitude 2000 metros
- Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
- Traçado ★ ★ ★ ★ ★
- Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
- Paisagem ★ ★ ★ ✰ ✰
Mapa detalhado das 9 Estradas de montanha para andar de mota na Serra de Gredos
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Informações práticas para uma viagem de mota pela Serra de Gredos
Para um roteiro detalhado com todas as 9 Estradas de montanha para andar de mota na Serra de Gredos, consulte aqui o nosso roteiro já publicado: Roteiro de 4 dias de viagem de pela pela Serra de Gredos e suas vizinhanças
Quando Ir
Esta é uma região de alta montanha, com altitudes que próximas dos 2600 metros e algumas instalações para desportos de Inverno. Isto quer dizer que para uma viagem de mota para usufruir das estradas da região em pleno e em segurança, devem ser evitados os meses entre Novembro a Março.
Em todos os meses do ano, com a excepção das tempestades imprevisíveis, será a época ideal para rumar a Gredos fora das épocas de neve. Por lá, as pequenas estradas podem estar encerradas durante o Inverno, estando apenas os itinerários principais em funcionamento.
Seguro de viagem
Sempre foi nosso hábito fazer um seguro de viagem quando cruzamos fronteiras, mesmo para um pequeno fim de semana. Apesar da assistência em viagem da nossa mota, é importante ter consciência que um seguro de viagem é muito mais completo, abrange muito mais circunstâncias e conta com capitais seguros infinitamente superiores em caso de necessidade. Já para não falar que, nas viagens com pendura, a assistência do seguro da mota é praticamente inexistente. Para esclarecer melhor esta questão consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Agora, nesta fase de pandemia, paira no ar a questão do Covid-19 que poderá deixar-nos mais apreensivos para fazer grandes planos ou cruzar fronteiras. Assim, indicamos que todos os planos da IATI Seguros incluem todas as despesas em caso de resultado positivo durante a viagem ou na véspera de partida. Pelo que, se já considerávamos importante não sair sem um seguro de viagem, agora recomendamos ainda mais.
Existem planos a por pessoa a partir de 4 Eur/dia . Pelo valor simbólico não vale a pena arriscar a cruzar fronteiras sem uma salvaguarda em caso de problemas. Por seres nosso leitor, ao seguires este link ainda estarás a ajudar o blogue a continuar o seu projecto e receberás 5% de desconto no valor total da apólice. Simula abaixo os valores para as datas da tua viagem.
Postos de combustível e serviços
Existe uma boa rede de postos de combustível pela região. Mas, como em qualquer zona de montanha, recomendamos que abasteça com boas margens de autonomia pois só haverá oportunidade de abastecer fora dela.
Boas. Parabéns pelo Vosso magnifico contributo para delinear futuros passeios. Assim torna-torna-se muito mais fácil. O Puerto de Honduras, que liga a aldeia de Hervas e Jerte/Vale do Jerte, fizemo-lo esta semana, quando percorremos a Ruta de la Plata. A subida norte (vindo de Hervas) tem uma vista lindíssima de um bosque super denso e parece estarmos num universo muito mais a norte ou pluvioso. Já o troco que desde para o Jerte, tem um piso mais deteriorando, ainda que a vista sobre o vale glaciar seja excecional.
Um grande obrigado pelo Vosso trabalho isento, para a comunidade do mototurismo. Bjs/abc
Olá João! Obrigado pelo feddback! Sem duvida que se notam diferenças no piso entre as descidas e subidas de algumas estradas por aí. Creio estarem dependentes da província a que pertencem. Geralmente o João diz logo: isto aqui mudou de dono! eheh Boas curvas 😉