Alpujarra Granadina – A rota panorâmica na vertente sul da Sierra Nevada, Andaluzia | Espanha

Rota de mota pela Alpujarra Granadina
Há já alguns dias num roteiro pela mágica Andaluzia, foi na cidade de Granada que acordámos naquela manhã. O destino seguinte? A Alpujarra Granadina. 

Iniciámos o roteiro pela Alpujarra Granadina a partir da entrada oeste nas portas da aldeia de Lanjarón. A primeira aldeia que visitaremos. Estradas em altitude, flanqueadas por florestas de azinheiras, pinheiros e castanheiros vencem o abrupto desnível a nossos pés. De um lado da vila encontra-se o miradouro de onde se contemplam três povoações das Alpujarras: Pampaneira, Bubión e Capileira.

Lanjarón é a maior e mais povoada aldeia e o seu nome deriva da palavra pré-romana ”lanchar”, sinónimo de água em abundância. Conhecida pela sua estância balnear onde as águas minerais medicinais nascem e são distribuídas por toda a região. É possível beber estas águas em muitas das fontes que se encontram pelo caminho.

Lanjarón
Lanjarón
Miradouro Los Molinos de Viento
Miradouro Los Molinos de Viento, Lanjarón

Desfiladeiro de Poqueira: As aldeias de Pampaneira, Bubión e Capileira

Pampaneira

Seguimos rumo a este pela rota da Alpujarra e em menos de 20 km entramos no ponto alto seguinte: o desfiladeiro de Poqueira. Um dos locais mais carismáticos da região que aninha três aldeias: Pampaneira, Bubión e Capileira.

A cerca de 1000 metros de altitude, percorremos agora pronunciado vale por uma uma estrada entre densa vegetação, onde as clareiras que surgem ao caminho nos permitem ver o percurso que se prolonga na encosta ao lado.

Em Pampaneira encontramos um pequeno mercado com artesanato e comidas típicas, assim como a loja da Abuela Ili especializada em chocolate.

Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia
Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia
Alpujarras
Pampaneira
loja da Abuela Ili. Rota da Alpujarra Granadina
A loja da Abuela Ili.

Capileira e Bubión

Apesar de geralmente viajarmos com um roteiro anteriormente definido, é comum em viagem deixarmos-nos levar por outros desvios que pelo caminho se tornam apelativos. Subir as montanhas em nosso redor até onde a estrada pavimentada nos permitisse era agora tentador. Mesmo que fôssemos obrigados a voltar para trás alguns quilómetros. Mas essa é a única maneira de conhecer as aldeias que se seguem: Capileira e Bubión.

Rota da Alpujarra Granadina
Rota da Alpujarra Granadina

Bubión e Capileira distam entre si menos de dois quilómetros, a primeira a cerca de 1200 metros de altitude e a segunda a cerca de 1400 metros. É neste circuito que encontramos as melhores vistas panorâmicas de toda a rota. Neste local sentimos que estamos a poucos metros do pico da montanha, como se tocássemos no cume. Ambas as aldeias têm uma longa tradição de artesanato e pelas suas ruas estreitas multiplicam-se os muros revestidos por tapeçarias coloridas. Aqui encontramos a Artesa de Los Moros, uma grande pedra vertical com cerca de 2 metros de altura, com uma abertura talhada à mão cuja sua origem é envolta em mistério. Acredita-se que fosse usada pelos árabes para amassar o pão.

Muitas casas de chá pitorescas se encontram pelas suas ruas, onde os chás ao estilo mouro podem ser saboreados. A Andaluzia relembra-nos Marrocos a cada esquina. Nos cheiros, na arquitectura e nas suas gentes.

Fim da estrada em Capileira
Fim da estrada em Capileira
Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia
Capileira: Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia

Trévelez

Trévelez é a aldeia no extremo este da Rota da Alpujarra Granadina e uma das mais altas de Espanha. Nas suas encostas soalheiras, o clima frio e seco é ideal para produzir o famoso presunto serrano que se multiplica pelos pratos da região. Um pequeno passeio pela cidade revela os seus atributos islâmicos e uma arquitectura típica de Alpujarra. Depois, recomendamos que não vá embora sem se sentar em qualquer restaurante da aldeia e saborear um prato de presunto Trévelez. Ao som do ecoar dos motores das motas que exploram a região, e sob o sol de Inverno, foi por Trévelez que nos deliciámos com uma das mais fantásticas refeições da viagem. Espanha é também um excelente destino gastronómico.

Em Treveléz
Em Treveléz
Em Treveléz
Alpujarra Granadina: Treveléz
Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia
Em Trevelez: Parque Natural da Serra Nevada, Rota das Alpujarras, Andaluzia

A nossa sugestão a enquadrar na rota das Alpujarras:

A estrada de montanha de Santillana

Quem nos conhece sabe que somos adeptos de mapas em papel. Porquê? Porque olhando para eles temos uma perfeita percepção do que está em nosso redor no imediato e alteramos as nossas rotas frequentemente em viagem. Resultado? Cada vez mais descobrimos pérolas do asfalto por esse mundo fora, cujos traçados mal se notam nos mapas digitais, mas ainda nos chamam à atenção nos mapas em papel de boa escala. Aqueles que nunca saem das nossas bagagens.

Quer saber mais sobre o assunto? Consulte o nosso artigo: Porquê utilizar um mapa de estradas em papel

Os curtos quilómetros que fizemos já na saída do Parque Natural da Serra Nevada, depois da Rota da Alpujarra Granadina, entre as pequenas cidades de Ohanes e Canjayar, revelam-se dignos de menção. Na estrada AL3404 menos de 40 km é a distância a percorrer pelas montanhas entre os desfiladeiros de Piedra Molino, Curruquero e de Los Hilarios.

Aqui está passagem de montanha de Santillana que se desenrola entre mil e uma curvas, num pavimento excepcional e recém colocado, numa estrada larga e permissiva de paisagens de sonho. Também aqui a Serra Nevada deixa o seu tom verde dominante da vegetação intensa e ganha de forma imediata paisagens desnudas acastanhadas típicas de o deserto que a rodeia: o Deserto de Tabernas. 

Em Canjayar, Santillana
Em Canjayar, Santillana
Viagem de mota pela Andaluzia: Em Canjayar, Santillana
Canjayar, Santillana
Viagem de mota pela Andaluzia: Em Canjayar
Andaluzia: Em Canjayar, Santillana
Viagem de mota pela Andaluzia: Em Canjayar
Viagem de mota pela Andaluzia: Em Canjayar, Santillana

Alojamento nas Alpujarras

Restaurante nas Alpujarras

Localizado na pequena aldeia de Treveléz, a capital do presunto serrano das Alpujarras, foi no pequeno restaurante Meson Joaquin que nos deliciámos com as iguarias regionais. Esta é sem dúvida a nossa recomendação para uma refeição na região.

Mapa do Percurso pela Alpujarra Granadina 

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Aqui incluem-se as seguintes informações:

  • Locais de interesse histórico e natural
  • Restaurante
  • Alojamento

Pretende consultar o nosso roteiro detalhado pela Andaluzia? Consulte aqui: Roteiro de 7 dias de viagem de mota pela Andaluzia | Espanha

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

One Reply to “Alpujarra Granadina – A rota panorâmica na vertente sul da Sierra Nevada, Andaluzia | Espanha”

  1. Espetacular como sempre, com esta grandeza ficamos mal habituados. Obg

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: