Os Caretos de Podence e o típico Carnaval em Trás-os-Montes | Norte de Portugal

”Senhor Careto, eu queria tirar-lhe uma fotografia, mas não me chocalhe pode ser?” Em primeiro lugar, temos que tratar os caretos com educação! E no dia em que decidimos conhecer o ritual de Carnaval dos Caretos de Podence, Senhor Careto foi o cumprimento que me pareceu bem. Em plena multidão, rodeada por uma dezena de Caretos, só queria registar o momento e não correr o risco de ser chocalhada euforicamente. Assim dita a tradição do Entrudo Chocalheiro. Talvez a minha maior preocupação fosse com a integridade da minha máquina fotográfica, mas o Senhor Careto foi muito gentil.

O Senhor Careto
O Senhor Careto

Com a nossa mota estacionada em lugar privilegiado, como qualquer mota que se desloque a Podence no seus dias de maior afluência, seguimos a caminhar por entre os rituais carnavalescos do dia mais animado do ano! Não somos pessoas que gostem de multidões, ou de frequentar os comuns desfiles carnavalescos. Mas o Carnaval de Podence é em tudo distinto, e rapidamente se tornou uma das festas tradicionais portuguesas em que mais gostámos de estar. É considerado o Carnaval mais genuíno de Portugal, e não poderíamos estar mais de acordo.

Festa de Carnaval em Podence, Entrudo Chocalheiro
Festa de Carnaval em Podence, Entrudo Chocalheiro
Os murais pintados nas ruas de Podence
Os murais pintados nas ruas de Podence

Sobre os Caretos de Podence

Os Caretos de Podence foram considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. São originários da pequena aldeia transmontana de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, interior Norte de Portugal. Representam simbólicas e misteriosas personagens, que todos os anos saem à rua nas festividades de Carnaval. Com típicas máscaras de ferro e com chocalhos à cintura, são frenéticos e usam fatos de franjas coloridas. Numa algazarra carnavalesca, vindos de todas as direcções, correm a chocalhar as meninas e assim dão continuidade a séculos de tradição.

As figuras do Carnaval de Podence
As figuras do Carnaval de Podence

Informações práticas para visitar os Caretos de Podence

Quando ir

Os Caretos de Podence são uma festa de Carnaval. O Carnaval é uma festa que ocorre antes da Quaresma e as celebrações da Páscoa na religião cristã. Como tal, não tem a mesma data todos os anos. Mas geralmente ocorre durante o mês de Fevereiro e início de Março. No ano de 2022 será entre os dias 26 de Fevereiro a 1 de Março. Para consultar informação actualizada aqui.

Programa de 2022
Programa de 2022

Onde dormir

Outras informações

  • Participar no Carnaval de Podence é gratuito.

Onde comer

Pela aldeia de Podence nestas datas, além da tradicional festa do Careto, há uma tradicional festa gastronómica. Pelas ruas multiplicam-se os cozinhados e os petiscos mais maravilhosos da cozinha tradicional portuguesa. Seja através de um vendedor ambulante, sentado numa das tasquinhas ou na pequena feira que por lá se realiza. Ali um manjar estará garantido. Rancho, enchidos, javali guisado no pote, caldo verde, pão com chouriço, feijoadas e muitas outras iguarias de Portugal.

Roteiro para fazer de mota numa visita aos Caretos de Podence

E antes ou depois de ir ver os Caretos de Podence como se pode aproveitar para um passeio de mota por terras de Trás os Montes? Eis aqui uma boa sugestão de um roteiro anteriormente publicado no blogue: Rota das Amendoeiras em Flor.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

2 Replies to “Os Caretos de Podence e o típico Carnaval em Trás-os-Montes | Norte de Portugal”

  1. Um dos melhores sítios para passar o Carnaval, mas nós somos suspeitos pois somos trasmontamos :`)

    1. quilometroinfinito says: Responder

      eheh confirma-se! Nós não somos e também concordamos 😉

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: