El Torcal de Antequera. Um percurso por uma das mais fabulosas rotas da Andaluzia, anfitriã de uma paisagem natural declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e um local a não perder num roteiro pela região.
Percorrer a Andaluzia é encontrar em poucos quilómetros, distintos ambientes e paisagens. Já mencionámos o modo curvilíneo em todos eles? Ora em altitude em montanhas assombrosas, ora em paisagens desérticas que jamais aqui ao lado imaginaríamos. Ora entre colinas que se perdem no horizonte, revestidas pelas plantações de cereais ou olivais intermináveis. Entre todos eles, encontramos pequenos pedaços de história e cenário soberbos criados pela mãe natureza. Todos nos alegram a alma e avivam a vontade de continuar a descobrir o mundo em duas rodas.
Pela nossa vizinha Espanha, a Sul na região da Andaluzia e Província de Málaga, encontramos a extensa área natural englobada na Serra do Torcal. Localizada entre os municípios de Antequera e Villanueva de la Concepción. Por lá, além de grandes estradas a percorrer de mota, multiplicam-se os locais a visitar integrados na Rota do Megalítico e o parque natural por onde as actividades ao ar livre nos apelam a por lá demorar.



A estrada panorâmica do El Torcal de Antequera, no coração do parque natural
Vindos da Serra de Grazalema, atravessando os longos campos de cultivo que rodeiam a região, somos surpreendidos quase que repentinamente pela Serra do Torcal.
Na sua subida, através do icónico El Torcal de Antequera as estradas retorcem-se como serpentes, dominando a montanha e levando-nos a contemplar em primeira mão, as formas extravagantes e peculiares dos rochedos que por lá afloram. Este local é, em primeiro lugar, natureza no seu estado mais encantado.
É a notável paisagem cárstica que nos cativa o olhar e nos leva a vaguear pela encruzilhada de rochas empoleiradas, estratificadas e modeladas há milhares de anos pela chuva, pelo vento e pela água. Uma paisagem em contínua mudança que nos induz um inevitável fascínio pelo ambiente geológico que por lá se contempla.


El Torcal de Antequera, uma fabulosa estrada para percorrer de mota…
A percepção de estar no topo do mundo invade-nos na subida ao Torcal de Antequera. Mesmo que uma sensação algo exagerada, já que cerca de 1300m é a altitude máxima das montanhas, o facto de sermos guiados por uma estrada ladeada pelos enigmáticos rochedos cársicos de um lado e um por precipício eminente do outro, transmite-nos uma sensação de adrenalina sobre rodas. O nosso coração bate sempre mais forte, sempre que exploramos um local nunca antes visitado, que nos fascina a cada rodada.
Chegados ao topo, encontramos o Centro de Visitantes do Torcal de Antequera, o Miradouro de Las Ventillas e o início de múltiplos trilhos pedestres que a partir daqui começam. Escolhemos um, ao acaso, e seguimos caminhando por entre o labirinto rochoso esbranquiçado, subindo de pedra em pedra, espreitados pelas cabras selvagens camufladas por entre pedras e arbustos.




A cidade de Antequera e o Conjunto Megalítico dos Dólmenes de Antequera, Rota do Megalítico
Quem chega a Antequera não conclui de imediato que está num local que esconde alguns dos tesouros monumentais mais fascinantes da Europa. Aos mais distraídos, é até mesmo possível passar toda a região sem saber que por lá se escondem os enigmáticos monumentos da antiguidade, que resistem à passagem dos anos e dos povos. Mas mesmo que Arqueologia e História não sejam um dos seus grandes interesses, podemos sugerir que estacione a mota no parque de visitantes e faça uma visita gratuita aos Dólmenes de Menga, Viera e El Romeral? Prometemos valer a pena.



Termine um roteiro por Antequera, intrigado pelos monumentos que nos remetem a tempos tão distantes como a Pré-História, a um passado tão longínquo quanto fascinante e leve para casa um pedaço do seu carácter misterioso.
Pela Rota do Megalítico
Os Dólmenes de Antequera são fascinantes. Para nós, o mais espectacular é o Dólmen de Menga. Aquele onde é de imediato perceptível o estilo que nos é tão familiar sempre que estes locais de sepulcro imaginamos. Largos e gigantes calhaus empoleirados na vertical, dispostos em forma circular, cobertos por uma única e maciça laje de grandes dimensões, que lhes serve de tecto. Sempre com uma precisão geométrica digna da engenharia moderna.





Além das estruturas e dimensões que são por si só impressionantes, estes locais têm geralmente outra característica em comum: estão localizados em autênticos miradouros para uma qualquer beleza natural da região.
A Cabeça da Velha é a silhueta da montanha que se destaca de qualquer ponto de Antequera, sobressai no horizonte enquadrando o conjunto de atracções a visitar na cidade: a catedral Arco de los Gigantes, a fortaleza Alcazaba e os dólmenes.


Informações práticas sobre uma viagem a Antequera e ao El Torcal de Antequera
Mapa do Percurso, Locais de Interesse e Alojamento
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.
Entrada no Parque Natural e Conjunto Arqueológico dos Dólmenes de Antequera
A subida ao Torcal de Antequera é um percurso sem saída que termina no seu centro de visitantes. A entrada em ambos os locais é gratuita.
O acesso ao parque natural é limitado a viaturas, no entanto a passagem dos motociclistas é permitida até ao final do percurso. Todos os outros terão de estacionar na entrada da estrada MA9106 onde encontrarão o parque de estacinamento e um pequeno autocarro que faz o transporte dos visitantes. Vantagem em viajar de mota? Sim!
Já na cidade, visitar os dólmenes do Conjunto Arqueológico de Antequera é também totalmente gratuito. É necessário dirigir-se ao balcão de atendimento apenas para retirar um bilhete sem nenhum custo associado. Em algumas horas do dia são também realizadas visitas guiadas também gratuitas. Informe-se na página oficial do centro de visitantes aqui.
Local de alojamento
Ficámos alojados a cerca de 15 km de Antequera num pequeno alojamento de turismo rural: Cortijo Carrillo. Uma fazenda que nos remete ao estilo mexicano, rodeada de extensos olivais e encaixada numa pequena colina com vistas para a Serra do Torcal. Cerca de 55€ por noite foi o preço a pagar por um confortável quarto privado com casa de banho privativa e pequeno almoço incluído. Mais info aqui.
Outras opções de alojamento em Antequera:
Local de restaurante
O Cortijo Carrillo serve refeições para os hóspedes mediante reserva. Como não sabíamos deste detalhe, não agendamos qualquer refeição. No entanto, serviram-nos mesmo assim um delicioso jantar com uma sopa de legumes, um prato principal com legumes salteados ao alho e lombo de porco seguido por uma sobremesa caseira de semi-frio de limão. No final pagámos cerca de 30€ pela refeição para duas pessoas.
Mais sobre a Andaluzia? Aqui os nossos artigos já publicados:
- De Bacares a Puerto de Velefique – Melhores estradas de Espanha
- Roteiro de 7 dias de viagem pela Andaluzia
- Deserto de Gorafe e a Rota do Megalítico, Andaluzia
- Roteiro de 4 dias de viagem pela Andaluzia – Serra de Grazalema a El Puerto de Santa Maria