A Estrada N304 em Mondim de Basto. No capítulo das melhores estradas de Portugal

Estrada N304, Mondim de Basto, Alvão

Foi num dia soalheiro de Inverno que rumámos a norte,  à região de Vila Real, para uma zona até então nunca antes explorada. Pela vertente oeste do Parque Natural do Alvão, percorremos a estrada N304 e por ela encontrámos uma das melhores estradas de Portugal.

A N304 une os arredores de Vila Real, a grande capital de distrito, a Mondim de Basto e, pelos quilómetros que desenham o seu traçado, representa um parque de diversões do universo motociclístico. Este é um local obrigatório para percorrer de mota!

Nós, que tão pouco tempo lhe dedicámos, prometemos regressar assim que possível. Regressar com tempo. Tempo de admiração e exploração, para descobrir os recantos mais preciosos do coração do Parque Natural do Alvão. Para já, aqui lhe damos o merecido destaque sugerindo que inclua a passagem pela N304 na sua próxima viagem ao norte do país.

Estrada N304, o caminho para o Parque Natural do Alvão
Estrada N304, o caminho para o Parque Natural do Alvão
Estrada N304, o caminho para o Parque Natural do Alvão
Parque Natural do Alvão

O percurso pela N304

Subindo à margem do Parque Natural do Alvão, de olhos postos nas montanhas que se multiplicam no horizonte, percorremos os quilómetros por onde a estrada N304 nos conduz num trajecto carregado de carisma. Seguimos em modo deslumbrado, por um percurso de arredores sugestivos e natureza prodigiosa. Sempre maravilhados pela expectativa do que para lá das montanhas se encontra.

Pelo caminho encontramos as cascatas, miradouros e pitorescas aldeias que complementam a estrada por onde conduzir é um prazer. Respiramos o ar puro da montanha em todos os recantos e o nosso coração enche-se de alegria a cada curva.

A N304 desenrola-se apresentado um pavimento excepcional, por curvas largas e permissivas, em modo balcão panorâmico ao longo dos contornos do Parque Natural do Alvão. Conquistou com distinção o seu lugar na montanha e na nossa lista de melhores estradas de Portugal. Afinal, tem tudo o que de uma grande estrada se pode exigir!

Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
 Parque Natural do Alvão: N304
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Pela N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão
Estrada N304 e os contornos montanhosos do Parque Natural do Alvão

Fisgas de Ermelo

Percorrer a N304 exije atenção. Não só para conciliar a condução com os panoramas que a rodeiam, mas também para não perder de vista o desvio para as Cascatas das Fisgas de Ermelo, um dos pontos altos do Alvão. Foi por lá que demos um saltinho!

Acesso às Fisgas de Ermelo a partir da Estrada N304
Acesso às Fisgas de Ermelo a partir da Estrada N304

A disputar o lugar no pódio das maiores quedas de água de Portugal com a Frecha da Mizarela, na Serra da Freita, as Cascatas das Fisgas de Ermelo escavaram o seu curso na montanha. Por lá precipitam em vários saltos e atravessam progressivamente a envolvente rochosa do Alvão, num profundo socalco. O desnível desta cascata apresenta cerca de 200 metros de extensão. Sempre modelados pelas águas perseverantes do rio Olo que nasce no coração Parque Natural do Alvão.

As Fisgas do Ermelo são um anfiteatro natural, expondo a alma do parque natural e oferecendo uma aula de geologia a céu aberto. Por lá, encontramos diferentes morfologias, que revelam paisagens distintas consoante as litologias presentes. De um lado, os granitos que criam planaltos extensos onde as estradas se perdem no horizonte. Do outro, os xistos que revelam um terreno acidentado e escarpado de vales profundos. Nestes últimos, estão as estradas que nos desafiam a adrenalina e a N304 é uma delas. Resta-nos desejar: Boas Curvas!

Cascatas Fisgas de Ermelo. Parque Natural do Alvão
Cascatas Fisgas de Ermelo. Parque Natural do Alvão

Sugestão de Alojamento

Ambos localizados no coração do parque natural, num planalto serrano e integrados numa pitoresca e tradicional aldeia do Alvão. Por lá, respiram-se os ares de outros tempos que nos levam a querer prolongar a estadia. Assim, eis as nossas propostas para estacionar a mota por uns tempos e descansar de olhos postos na montanha.

Serra do Alvão: A Casa da Avó Ana, Alvão
Serra do Alvão: A Casa da Avó Ana
A Casa da Avó Ana, Alvão
A Casa da Avó Ana, Alvão

➡️ Este alojamento em particular, além da sua verificada qualidade através da classificação independente atribuída no site de reservas Booking, é propriedade de um companheiro de duas rodas. Garantimos que o anfitrião se desdobrará em atenções e sugestões para dar a conhecer o melhor que há pela sua terra: mais em Europe Travel Pass.

➡️ Para procurar outras alternativas de alojamento, assim como efectuar reservas e consultar a disponibilidade para as datas pretendidas siga o link: Estadia no Alvão.

Quer conhecer melhor o Parque Natural do Alvão? Aqui a nossa sugestão para um roteiro prolongado: Roteiro pelo Parque Natural do Alvão e Estrada N304 | Portugal

Mapa do Percurso pela Estrada N304

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.

Terminamos com mais um belo passeio de mota por Portugal. E porque pelo nosso país boas opções não faltam, partilhamos também outras sugestões para viagens em duas rodas pelo Norte de Portugal:

✅Roteiro de mota pelo Douro Vinhateiro

✅Roteiro de mota pela Serra da Estrela

✅Roteiro pelo Douro Internacional e Lago de Sanabria

✅Roteiro pela Serra da Freita

✅Estrada N222, a mais bela estrada do mundo entre o Pinhão e a Régua

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

9 Replies to “A Estrada N304 em Mondim de Basto. No capítulo das melhores estradas de Portugal”

  1. Patricia e João. Para mim, o P.N.Alvão é um motodromo natural, com paisagens lindíssimas de alta montanha e estradas com curvas das mais belas de Portugal. Boa reportagem . Abx/bjs

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá João! Pois nós ainda temos de voltar para conhecer melhor, mas pelo que vimos adorámos! Muito obrigado pelo comentário e boas curvas 😉

  2. Excelente 😉

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Manuel 😉

  3. Boas , irei para a semana juntamente com a minha cara metade passar lá uns dias e percorrer toda essa estrada de mota, muito por vossa culpa, pois adorei toda a descrição .

    Tenho acompanhado cada Km vosso desde que os conheci no Douro há 4 meses na Quinta onde deram uma excelente palestra … Forte abraço e continuação de muitos Km sempre infinitos !!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Ola Pedro! Boa! Aproveitem o passeio e divirtam se à grande! Muito obrigado por acompanharem o nosso blogue. Boas curvas e felicidades

      1. Olá Patrícia e João, tenho a dizer que aproveitei bem o passeio e os dias e por coincidência ou não adivinhem quem eu encontrei na 304 a passear com um amigo ? O Manuel Gaspar, que nos mostrou por lá mais umas coisas entre percursos e miradouros, ainda com tempo para umas fotos !
        Foi excelente, os restantes 2 dias passamos a passear na Serra da Freita tambem .
        Mais uma vez obrigado

        1. quilometroinfinito says: Responder

          ehehe Olá Pedro! Que bom que se divertiram pela N304! Quanto ao Manuel Gaspar, bem ele é o habitante mais frequentador dessa estrada com certeza eheh e sem dúvida super disponível para ajudar os visitantes a conhececer a sua preciosa terra! boas curvas 😉

  4. Paisagem de tirar o folego

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: