E nos últimos dias deste ano, que em breve termina, é hora de fazer aquela habitual retrospetiva dos locais por onde passámos em 2020. Este foi o ano em que o mundo parou e todos nós nos vimos privados da liberdade que até então conhecíamos. As viagens além fronteiras tornaram-se difíceis e com limitações. Este fora o primeiro ano que não saímos da Ibéria. Presos entre Portugal e Espanha, soa a alguma ingratidão lamentar o facto de não ter vivido uma grande viagem, certo é que estamos ávidos por poder voltar à estrada e a um qualquer distante destino. Mas vamos focar-nos na oportunidade de, mesmo assim, termos conhecido muitos locais fabulosos, juntos e com saúde neste cantinho da Europa. Que esta nossa lista de estradas que percorremos de mota em 2020 seja, para todos vós, também uma inspiração para o ano que se avizinha.
1 – De Peniche ao Baleal
Aqui ao lado, um destino tantas vezes tomado, a nossa costa na zona centro de Portugal é o rumo que gostamos de tomar para muitos pequenos passeios junto ao mar.


2- Aqueduto dos Pegões
Na Rota Templária da região de Tomar, visitámos o Aqueduto dos Pegões e percorremos a bela estrada que o atravessa. Uma obra em tudo relacionada com o Convento de Cristo, um dos mais importantes monumentos da história do país.


3- Estevais
Por terras de Trás-os-Montes, percorrer o Vale da Vilariça e subir ao Miradouro de São Gregório, a caminho dos Estevais, é obrigatório para nós. De lá, além de um percurso emocionante, encontramos os mais mágicos panoramas para a Foz do Sabor. E muitas curvas.


4- Freixo de Numão
Em busca da beleza das paisagens das amendoeiras em flor, acabámos por conhecer um dos tesouros do mundo antigo em Portugal. As Ruínas Romanas do Prazo, tão pouco divulgadas e tão espectaculares. Quem fizer o percurso completo da N222, este é um curto desvio que muito recomendamos.


5- Las Médulas
A região que outrora foi uma antiga exploração mineira de ouro, é hoje um destino motociclístico encantador para quem quiser percorrer as estradas em torno dos picos avermelhados das rochas da região. Las Médulas e o seu esplendor.


6- Vale del Silêncio
Aninhado nas terras de El Bierzo, no Norte de Espanha, por lá percorremos o Vale del Silêncio em torno de algumas das montanhas mais fascinantes do país. Entre pitorescas aldeias de xisto, sumptuosos mosteiros e densas florestas.


7- Lago de Sanabria
É o maior Lago da Ibéria, de origem glaciar em seu redor multiplicam-se as estradas panorâmicas que em todas as curvas nos conduzem a um miradouro fabuloso.


8- Parque Natural do Alvão
Dizem que por lá está uma das melhores estradas da Europa. Nós dizemos com certeza que por lá está uma das melhores estradas de Portugal: a N304 e o seu troço mais espectacular entre Vila Real e Mondim de Basto. Mas o Alvão é muito mais do que a N304 e foi por lá que nos perdemos por alguns dias.


9- Serra de São Mamede
Primeiro passeio após confinamento. Assim que houve ordem de soltura, foi para o interior alentejano que rumámos. Pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, fizemos um piquenique em plena natureza e deambulámos pelas pequenas e grandes estradas da região. Descobrindo monumentos megalíticos, apreciando paisagens naturais soberbas e sentido o sabor da liberdade sobre rodas.


10- Serras da Peneda e do Soajo
Em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, na data com fronteiras fechadas com Espanha, rumámos à região explorando os pequenos percursos até então inexplorados. Pronunciados desfiladeiros e extensos planaltos de granito adornam o roteiro que nos maravilha a cada quilómetro percorrido.


11- O Gerês Transmontano até Pitões das Júnias
Tantas vezes ali passámos ao lado sem nunca ter visitado os caminhos que nos levam ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias. As estradas desenrolam-se entre lagos, cascatas e a imponente cordilheira de montanhas da Serra do Gerês. O chamado Gerês Transmontano, que por vezes fica esquecido num roteiro pela região.


12- Vilarinho de Negrões
Um paraíso artificial soa a algo negativo. Mas a nossa passagem entre Negrões e Vilarinho de Negrões, fez-nos testemunhar que a intervenção humana na Natureza também cria algo belo e harmonioso. A construção da Barragem do Alto Rabagão criou um cenário mágico, onde as estradas que a rodeiam nos levam a saltitar entre aldeias esquecidas no tempo, instaladas em pequenas penínsulas à beira do grande lago.


13- Vale do Varosa
Quem visita o Douro nem sempre dá a merecida atenção ao Vale do Varosa. Mudámos essa tendência e por lá explorámos a histórica rota entre igrejas, mosteiros, pontes, torres fortificadas e afins, que fazem parte do legado da Ordem de Cister. Os arquitectos da antiguidade que tornaram o Douro repleto de vinhas, olivais e árvores de fruto, tal como hoje o conhecemos.


14- Alcoutim – Castro de Marim
Deixando para trás o Norte de Portugal, rumámos a sul e elegemos a pequena estrada panorâmica que acompanhar o curso do rio Guadiana até ao mar: de Alcoutim a Castro de Marim. No Algarve, com a Andaluzia na outra margem.


15- Minas de Riotinto
A passagem pelas minas de Riotinto, no Sul de Espanha, foi o local que mais nos remeteu a distantes destinos. Ali, fomos levados até Marte, o planeta vizinho. Numa paisagem modificada desde há milénios, a exploração mineira que ali continua a laborar tornou o cenário em seu redor numa espécie de horrível belo, ou será belo horrível como dizia o poeta? As cores dos solos e das águas, anunciam-nos a chegada a um lugar pouco natural onde a Natureza ainda consegue coexistir. As estradas levam-nos a desfilar por paisagem tão peculiar.


16- Serra de Aracena
Cruzar a fronteira tornou-se possível novamente e foi na Serra de Aracena que explorámos uma das mais belas regiões da Andaluzia. Por entre castelos, montanhas e estradas de muitas curvas, por lá percorremos o património espanhol de alma árabe.


17- Serra de Gredos
Será este o local mais espectacular desta nossa lista de estradas que percorremos em 2020? Arrisco dizer que sim. Por ser tão surpreendentemente bela, conhecer a Serra de Gredos fez-nos lamentar as inúmeras vezes que ali passámos ao lado sem lhe dedicar a devida atenção.


18- Calçada de Alpajares
A passagem por este soberbo vale no Parque Natural do Douro Internacional é um percurso avassalador. Pequenas estradas, entre curvas e contra curvas, em alguns locais de grande inclinação, conduzem-nos pelo percurso que outrora foi um caminho romano. Ali ainda se encontram vestígios da estrada romana.


19- Serra de Guadalupe
Quem diria que um dos mais imponentes mosteiros do mundo ali se encontrava, em plena Serra de Guadalupe. Do alto da estrada panorâmica que atravessa a região, o vislumbre de tamanha pérola arquitectónica é inconfundível. Antecipando a grandiosidade da sua construção.


20- Tejo Internacional
Ali, algures, entre Monforte e o Rosmaninhal, seguimos as estradas alternativas que fazem parte dos campos que rodeiam o rio Tejo. Na região fronteiriça entre Portugal e Espanha, belas paisagens se multiplicam.


21- Estrada Atlântica
A Estrada Atlântica não faz parte da lista de novidades. Afinal, estamos aqui ao lado e este é um dos percursos que tantas vezes fazemos desde a infância. Mas percorrer esta estrada costeira é ter sempre a oportunidade de sentir os ares do mar aos comandos da nossa mota. Desta vez, um passeio especial. Foi por lá que fizemos o nosso primeiro passeio com a nossa nova mota. Que 2021 lhe traga uma primeira grande aventura.


22- Alqueidão da Serra
Num daqueles muitos fins-de-semana em que estivemos proibidos de circular entre concelhos, descobrirmos que mesmo em redor de casa podemos conhecer locais inexplorados. No moinho da Cabeça da Vaca tivemos a oportunidade de contemplar um dos mais belos finais de dia do ano. Naqueles tons outonais.


23- Serra da Lousã
A chegada ao final do ano levou-nos à Serra da Lousã. Entre montanhas de vegetação desnuda e rodeados de água como o principal elemento, saltitamos entre as Aldeias de Xisto aninhadas na serra. Unidas por estradas panorâmicas que merecem ser percorridas pelo menos uma vez na vida.


24- Monte Colcurinho
O dia em que conhecemos o Monte Colcurinho, na Serra do Açor, não fora dos mais soalheiros. Mas embora as nuvens ofuscassem a dimensão do horizonte, entendemos de imediato que nos encontrávamos num dos mais encantadores lugares de Portugal.


Desejamos a todos um Feliz Ano Novo. Não importa as voltas que o mundo possa dar, que a esperança e os sonhos vos comande a vida. E que essa contenha muitos quilómetros de alegrias sobre rodas. Boas curvas!
Excelente artigo. Parabéns
Obrigado Hélio! Bom Ano 😉
Obrigado ao QuilometroInfinito. Estou a beber toda a informação e sugestões avidamente. Com base no vosso site, estou a programar os meus passeios para 2021, assim que nos livremos desta coisa do COVID. A construção deste blog, está excelente. Parabéns, e muito obrigado. Continuação de boas curvas.
olá Pedro! Que bom! Muito obrigado pelo feedback. Que encontre por aqui muitas dicas para muitas e boas curvas! Felicidades 🙂