Pela estrada panorâmica de montanha Jaufenpass nos Alpes Italianos
Os Alpes são o mundo das estradas panorâmicas e dos desafios de condução em altitude, o Jaufenpass é mais uma descoberta a referir. Muitas estradas alpinas são facilmente ofuscadas pela divulgação dos percursos mais conhecidos e publicitados. Nós, que gostamos de viajar por todos eles, dedicamos sempre quilómetros dos nossos roteiros a percorrer também as mais esquecidas, dando-lhes a oportunidade de nos surpreender.
O Jaufenpass ou Passo di Monte Giovo, é uma estrada de montanha inesperada, com cerca de 40 km e a chegar aos 2094 m de altitude, que nos desafia pelas inclinações acentuadas e curvas sucessivas do seu traçado, nas encostas escarpadas das montanhas alpinas.
De subida repentina, por entre bosques de altos e esguios abetos, os panoramas das paisagens são de tirar o fôlego. Liga o vale de Passeiertal, a norte de Merano, com o vale de Eisacktal, na região de Vipiteno, e é uma estrada que sugerimos que inclua num roteiro de viagem de mota aos Alpes.


O roteiro pelo Jaufenpass
Vindos do famoso Passo dello Stelvio e seguindo em direcção a Merano, percorremos o verdejante vale entre as montanhas que circundam o rio Ádige e seguimos para a montanha pelo Jaufenpass, nos Alpes Italianos.
Depois da passagem pela pitoresca aldeia San Leonard, começa o passeio em altitude onde a estrada atravessa verdejantes prados alpinos e densas florestas. Os chalés de montanha encaixam-se pelas colinas, revestidas por um manto verde entre as inúmeras árvores que os rodeiam.


A estrada é estreita, feita de muitas curvas e conduz-nos em altitude rumo ao topo das íngremes montanhas. No ponto mais alto acessível por estrada, com vistas panorâmicas e depois de percorrer um traçado espectacular, encontramos uma pequena cabana alpina, com venda de pequenas lembranças e serviço de cafetaria.



A descida para Vipiteno é a menos íngreme do percurso, mas nem por isso menos merecedora de uma passagem. A natureza alpina é soberba, e atravessá-la nunca é demais, especialmente quando com ela conciliamos o prazer de uma viagem sobre duas rodas. O Jaufenpass é, sem dúvida, uma das melhores estradas alpinas que já percorremos.

Mapa da Estrada
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar como preferir.
Informações práticas sobre o Jaufenpass
♦Abordando a estrada a partir de San Leonardo in Passiria, estará no ponto de viragem para percorrer também uma das mais famosas estradas de montanha alpinas, que separa a Itália da Áustria: o Timmelsjoch. O nosso roteiro conduzia-nos às Dolomites e a passagem pelo Jaufenpass foi um ”pequeno” e recompensador desvio.
♦Mesmo fora da época alta, pela estrada SS44 a partir de San Leonardo em direcção a Merano, o trânsito será intenso. É um trajecto com tráfego significativo pelo que deverá ter em conta a eventual demora da travessia.
♦Deverá confirmar se no período em que pretende viajar,a estrada estará aberta ao trânsito. Os meses de Inverno e a neve poderão ser condicionantes à abertura da estrada. Verifique os detalhes de abertura aqui.
♦O pavimento é de boa qualidade na maioria do percurso. Deve apenas estar desperto que, por alguns troços,, a elevada inclinação da vertente onde se insere, obriga à repavimentação e correcção de pequenas fissuras. A irregularidade do pavimento e os pequenos abatimentos são comuns.
♦ Para mais informações e dicas práticas comuns à maioria das estradas alpinas e a viagem de mota aos Alpes, consulte aqui.

Itália é repleta de boas estradas e de recantos por onde viajar de mota é fabuloso. Abaixo deixamos outros artigos onde partilhamos os detalhes das nossas etapas por Itália, onde facilmente conciliámos com a passagem pelo Jaufenpass.
Espectacular. Ainda nunca tive oportunidade de passar por Aqui. Já está nas minhas notas de futuras Viagens. Obrigado pelo cuidado na elaboração do Guia de Viagem e pela Partilha! Muito Bom!
Obrigado José Morgado 🙂 quando for a Itália, se puder, inclua esta estrada que é fabulosa! Boas curvas 🙂