A Estrada M611 em Torre de Moncorvo. No capítulo das melhores estradas de Portugal

Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.

Algures pela região de Trás-os-Montes, vagueando pelas estradas que rodeiam Torre de Moncorvo, descobrimos a pequena estrada M611, durante um passeio que se desenrolou ao sabor do acaso. Esta é mais uma para a nossa lista de melhores estradas de Portugal que não poderíamos deixar de partilhar.

Há pelos recantos esquecidos do país, uma infinidade de fabulosas estradas a percorrer, que continuam a surpreender-nos sempre que ousamos partir à descoberta por rumo incerto.

Saímos da região do Douro pela manhã, num dia cinzento e com nuvens carregadas em tons de ameaça chuvosa. Não nos importámos. O dia ainda mal começara e ir para casa não nos parecia opção. Seja pelo apetite aguçado ou por mais uma desculpa para andar de mota (ou pelos dois), decidimos seguir para Torre de Moncorvo para almoçar uma suculenta posta transmontana. Posta para o João, alheira para mim e o almoço estava destinado!

O caminho? O caminho era aquele que a intuição sugeria seguindo, mais estrada menos estrada, rumo ao interior norte de Portugal. Adoramos perder-nos pelas estradas remotas do país.

Saímos do vale do rio Douro e entrámos no vale do rio Tua. Atravessámos as montanhas que o separam do vale do rio Sabor e estávamos finalmente no destino! Por entre as vinhas que timidamente se preenchem de parreiras verdejantes, amendoais e olivais que revestem as encostas e vales. Descobrimos pequenas estradas, que mal se notam no mapa, mas que nos apresentam grandes percursos e cenários fabulosos. Entre elas, uma em especial que aqui dedicamos uma menção de destaque: a estrada M611.

Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.

O percurso pela estrada M611, Torre de Moncorvo

Deixando-nos guiar pelas estradas que rodeiam o município de Torre de Moncorvo, em redor das Barragens do Baixo Sabor, seguimos em duas rodas pela tranquilidade transmontana e sentimos um forte apelo a por lá demorar.

Esta é a região que tantas vezes visitamos, aquele nosso refúgio português sempre que necessitamos de um passeio repousado, rodeado de uma beleza natural imensa e temperado por uma gastronomia que nos aguça a vontade de voltar tantas vezes quanto possível. Desta vez, a reviver paisagens soberbas, que a cada visita nos oferecem algo único e distinto, chegámos à pequena estrada municipal M611. De imediato a adrenalina nos acelera o coração.

Vindos do topo da montanha, da pequena aldeia de Estevais segue-se a paragem no miradouro homónimo: Miradouro de Estevais. De olho no imenso vale irrigado pela Ribeira da Vilariça, somos surpreendidos com um traçado curvilíneo inesperado. Um pavimento excepcional e um traçado a desafiar lugares no pódio com qualquer grande estrada europeia, esta pequena estrada municipal é pequena em nome e grande em sensações!

São curvas e mais curvas, que se desenrolam em harmonia com a variação de altitude. Seguem ao encontro do majestoso rio que adorna a paisagem. Vamos ao encontro do rio Sabor, acompanhando o seu curso final até desaguar no Douro, poucos quilómetros à frente. Os rochedos dramáticos de granito, os socalcos pronunciados da montanha, o traçado genial, as largas vistas de um horizonte belo e sugestivo. Muitos são os motivos para percorrer a M611 e voltar deslumbrado. Esta é mais uma estrada que muito recomendamos, deixando a garantia Quilómetro Infinito!

Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.
Estrada M611, Estevais, Torre de Moncorvo.

Mapa do Percurso pela estrada M611

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.

Terminamos com mais um belo passeio de mota por Portugal. E porque pelo nosso país boas opções não faltam, partilhamos também outras sugestões para viagens em duas rodas pelo Norte de Portugal:

✅Roteiro de mota pelo Douro Vinhateiro

✅Roteiro pelo Douro Internacional e Lago de Sanabria

✅Estrada N222, a mais bela estrada do mundo entre o Pinhão e a Régua

✅Estrada N304 em Mondim de Basto. No capítulo das melhores estradas de Portugal

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

4 Replies to “A Estrada M611 em Torre de Moncorvo. No capítulo das melhores estradas de Portugal”

  1. Realmente por vezes não damos conta do quanto maravilhosas estradas temos ao lado de casa

  2. Mais uma dica! Obrigados…

  3. Numa próxima visita o Motard Club Moncorvo tem todo o prazer de vos dar a conhecer mais estradas parecidas com a estrada municipal 611. Abraços e boas curvas.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Combinado Jorge! Eheh obrigado pela mensagem. Boas curvas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: