Parque Nacional dos Lagos Plitvice – Croácia

Parque National dos Lagos Plitvice na Croácia. De mota pela Croácia e Montenegro

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um dos mágicos locais pelo mundo por onde estacionar a mota é obrigatório. Se a Croácia é o seu próximo destino, esta é uma paragem a não perder.

Por sua vez, se rumar aos Balcãs ainda não lhe tinha ocorrido, aqui está um bom motivo para uma viagem sobre rodas até um dos lugares mais fascinantes que tivemos a oportunidade de conhecer.

Classificado como Património Mundial da UNESCO, este parque natural deslumbra-nos a cada recanto, repleto de lagos e cascatas de águas cristalinas, rodeadas de passadiços de madeira a apelar a uma visita.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice.

Ponto de paragem de uma viagem de mota pela Croácia

Percorremos a Croácia de Norte a Sul, de olhos no Adriático e pela E65, a mais longa estrada panorâmica do país. Seguimos um roteiro maioritariamente junto à costa, onde o reluzente mar e as esbranquiçadas montanhas definem um percurso fabuloso para uma viagem de mota.

Mas conhecer o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, fazia parte dos nossos planos e, apesar de pouco divulgado, não foi necessária muita ponderação para abdicar de alguns quilómetros da estrada costeira e fazer um desvio ao interior do país. Prometiam-nos paisagens de contos de fadas e cenários naturais difíceis de encontrar na Terra, e em nada nos desapontaram.

Não só o desvio ao interior da Croácia vale cada quilómetro, com rotas panorâmicas de igual beleza, como a chegada ao parque natural nos faz sonhar só de ver ao longe as suas águas verde esmeralda.

Estrada D42, interior da Croácia no Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Estrada D42, interior da Croácia no Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Estrada D42, interior da Croácia no Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Estrada D42, interior da Croácia no Parque Nacional dos Lagos Plitvice

 

2 noites em Plitvička Jezera

A chegada à região, situada em pleno coração do parque natural, transporta-nos para o interior profundo dos Alpes Dináricos e todas as maravilhas que uma região de montanha oferece. Com estradas curvilíneas em descidas desafiantes, rodeadas de intensa e verdejante vegetação, espreitam nos os lagos com o seu cativante brilho verde esmeralda.

Chegámos num final de dia vindos da costa do adriático e pernoitámos duas noites no local. Queríamos um dia de descanso sobre rodas e para demorar por este local encantado.

Intensa vegetação no Parque Natural Lagos Plitvice
Intensa vegetação no Parque Natural Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice

Sobre os Lagos Plitvice 

Distinguidos pela UNESCO pela sua beleza e importância ecológica, o Parque Nacional dos Lagos de Pltivice é um dos mais belos locais do mundo, escondido em plena Croácia.

Prolonga-se por uma extensa área nos Balcãs com grande valor natural e inclui um dos ecossistemas mais bem preservados do mundo. É composto por 16 lagos (lagos superiores e lagos inferiores) ligados por magníficas cascatas e quedas de água com cores fabulosas, por onde através uma longa caminhada é possível visitar a maioria dos seus recantos.

Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice

Inserido numa região calcária do tipo cársico, a abundante circulação de águas superficiais e subterrâneas por este tipo de rocha, modelou o relevo e atribuiu a este parque natural as características que lhe permitem uma flora e fauna diversificada.

Os intermináveis lagos que dele fazem parte adquirem belas sequências de cores, de quase todos os tons de azul passando ao verde esmeralda. As cascatas que os unem são impressionantes e de altura variável, sendo a mais alta de 74 m.

Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos PlitviceParque Natural dos Lagos Plitvice
Parque Natural dos Lagos Plitvice

Algumas informações práticas sobre o Parque Natural dos Lagos Plitvice

Entrada no Parque

♦Para a chegada de mota ao parque, aguarda-o um parque de estacionamento privado e fechado no parque para visitantes. Pode gratuitamente estacionar a mota e usufruir do percurso pedestre tranquilo, pois durante todo o dia o parque é vigiado.

♦Caso chegue muito cedo (nosso caso), vai encontrar o parque de estacionamento vazio. Esclareça com os seguranças, qual o local para estacionar a mota (que não está identificado). Pois durante o dia o parque vai ser local de grandes manobras com autocarros de excursões que entram e saem a toda a hora. Portanto não deve querer estacionar na zona deles.

♦O preço de entrada no parque ronda os 15 Eur (110 Kn) por pessoa. Inclui a visita a todo o parque e transportes de barco e comboio entre vários locais, caso não pretenda completar todo o percurso a pé.

Bilhetes de entrada no parque plitvice
Bilhetes de entrada no parque.

A caminhada pelo parque

♦De modo a poderem ser facilmente visitados, foram colocados quilómetros de passadiços de madeira, que permitem um percurso fascinante durante uma caminhada máxima de quase 8 km. A visita aos lagos é possível em menores distâncias caso não tenha interesse em percorrer na totalidade o seu percurso.

♦Existem duas portas de entrada no parque. Em cada uma delas é possível atravessar os lagos nos barcos disponíveis para o efeito, assim como atalhar os percursos conforme preferir.

♦Para mais informações acerca do Parque Nacional dos Lagos Plitvice deixamos a página oficial do local aqui.

Parque Natural dos Lagos Plitvice
Passadiços de madeira ao longo do Parque Natural dos Lagos Plitvice

♦ No interior do parque existem lojas de produtos da região e restaurantes que servem refeições. Nós levámos comida e bebida na mochila, que comprámos num dos supermercados fora do parque. Um pique nique pela natureza é agradável e ao longo de todo o percurso existem bancos e mesas para o efeito.

Restaurante nos Lagos Plitvice.
Restaurante nos Lagos Plitvice.

Quando ir

♦A nossa viagem foi realizada durante a Primavera e apesar de durante o nosso percurso no parque o sol ter espreitado, o dia era chuvoso e de baixas temperaturas, especialmente no período da noite. Durante a noite nevou e para deslocações de mota de manhã cedo foi necessária alguma precaução por causa do gelo nas estradas.

♦Recomenda-se a visita durante os meses de Maio e Junho ou Setembro e Outubro. Os meses de Julho e Agosto, além das temperaturas extremas que tornam pouco aprazíveis grandes caminhadas, são o pico de visitas e excursões que quebram a tranquilidade do local e proporcionam grandes filas de espera.

Lagos Plitvice
Amanhecer depois de uma noite de neve. Lagos Plitvice
lagos plitvice
Plitvicka Jezera. Baixas temperaturas durante uma noite de Maio.

Onde ficar

Existem inúmeros alojamentos na entrada do parque e nos arredores. No nosso caso, elegemos os arredores para pernoitar pela melhor relação qualidade preço.

Pernoitámos no Hotel Degenija, que muito recomendamos. Um bom parque para a mota, as condições do alojamento e o maravilhoso restaurante que dele faz parte.

A região oferece alojamentos para todas as exigências, assim como inúmeros supermercados e restaurantes. Procure aqui, alojamento para as suas datas em particular.

Mapa detalhado

Para mais informações acerca da nossa viagem pela Croácia, partilhamos abaixo os artigos com muitas informações práticas, roteiro detalhado e locais a não perder:

 

 Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará por isso, a ajudar-nos a divulgar e a assim continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: