Este é o nosso Top 3 de melhores estradas da Europa. O mundo é repleto de fabulosos destinos que esperam por nós. E, com tantas opções, pode ser difícil compilar uma lista de melhores locais, correndo o risco de cometer grande injustiça para com outros que ainda não conhecemos.
Mas, ao fim de muitos quilómetros infinitos pelas estradas da Europa, apresentamos o nosso ranking de estradas mais fabulosas, a fazer pelo menos uma vez na vida.
Aquelas que ainda hoje, sempre que nelas pensamos, nos fazem querer partir de imediato. Aquelas que nos fizeram gritar woooww dentro do capacete. Aquelas que por mais fotografadas que tenham sido, jamais conseguiríamos captar a sua grandiosidade numa única fotografia.
1- Trollstigen, Åndalsnes, Noruega 🇳🇴
É uma das mais famosas rotas turísticas nacionais na Noruega mas, para nós, é uma das mais fabulosas estradas que percorremos na vida. Muitos quilómetros se seguiram após a nossa viagem à Noruega, mas ainda não houve um local por esta Europa que destronasse a rainha do nosso top: ”The Trolls Road – Trollstigen”.
A estrada serpenteia por cerca de 11 curvas fechadas, conduz-nos à impressionante cascata de Stigfossen, a cerca de 850m acima do nível do mar. Uma vista majestosa do vale de Romsdal aguarda-nos no topo e este é um passeio de cenários únicos como a Noruega. Encostas íngremes, vigorosas cascatas, paredes rochosas de grande dimensão e o imaginário da floresta que esconde a lenda dos Trolls. Mais informações sobre o percurso aqui.
Pavimento ⭐⭐⭐⭐ Traçado ⭐⭐⭐⭐⭐ Dificuldade ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ Paisagem ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐


2- Großglockner Hochalpenstraße, Áustria 🇦🇹
Instalada numa das mais belas regiões da Áustria e no coração do Parque Nacional Hohe Tauern, está a avassaladora estrada de Grossglockner. Um passeio panorâmico como poucos, aliado ao prazer inigualável de condução numa das estradas de melhor qualidade de sempre.
Com horizontes de sonho, percorremos uma estrada larga, com pavimento excepcional e rica nas mais espectaculares curvas alpinas. Um subida e descida em redor de montanhas épicas, por entre fauna e flora dignas de um paraíso. Exposições, museus, centros de visitantes e o famoso Biker Point, completam o roteiro e fazem deste percurso um local a não perder em qualquer viagem aos Alpes. Mais detalhes sobre o percurso aqui.
Pavimento ⭐⭐⭐⭐⭐ Traçado ⭐⭐⭐⭐⭐ Dificuldade ⭐ ⭐ ⭐ Paisagem ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐


3- Sella Pass, Dolomites, Itália 🇮🇹
A região das Dolomites é a pérola dos Alpes Italianos. Por quilómetros somos transportados para uma outra realidade alpina, onde os picos aguçados das esbranquiçadas montanhas nos remetem para cenários atípicos e de beleza excepcional.
Enunciar um único percurso pela região é ingrato, mas depois de um Tour nas Dolomites, foi no Sella Pass que encontrámos o melhor representante de tudo o que por lá nos fascina: Curvas e mais curvas, pavimento de qualidade exemplar e cenários naturais de sonho. Mais de talhes sobre o percurso aqui.
Pavimento ⭐⭐⭐⭐⭐ Traçado ⭐⭐⭐⭐⭐ Dificuldade ⭐ ⭐ ⭐ Paisagem ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐

