Top 5 das Melhores Estradas de Portugal

Top 5 das Melhores Estradas de Portugal

É sempre difícil colocar numa única lista todos os bons percursos que encontramos por aí. Correndo o risco de sermos injustos com alguma pérola do asfalto até então por nós desconhecida. Mas partilhamos mesmo assim o nosso top 5 das melhores estradas de Portugal para andar de mota.

Com já uma boa percentagem do território nacional percorrido sobre rodas, esta eleição é a que nos ocorre quando olhamos para as nossas memórias e nelas encontramos os 5 lugares que mais nos surpreenderam. Baseados na localização tranquila e pouco urbanizada, na geometria do traçado, nas paisagens que atravessam e claro: na qualidade do piso.

Serra do Açor, Panorâmica do Alto Ceira, Estrada M508

Toda a Serra do Açor é um mundo desconhecido para a maioria de qualquer ser que se desloque ao Centro de Portugal. Que outra razão haveria para em todas as vezes que lá vamos ser difícil encontrar vivalma?

Pelas estradas do Açor, a qualidade do pavimento é irrepreensível e, apesar dos incêndios que há uns anos atrás afectaram irreversivelmente a paisagem, a natureza renasce com novo encanto. O nosso tributo à sua força é passar por lá para contemplar; quantas vezes conseguirmos.

A geometria das curvas que contornam as montanha por quilómetros, são aquela delícia da condução. Ali, o João conduz a nossa mota como se dançasse sobre rodas, tão naturalmente quanto a gravidade o permite, por uma estrada larga e permissiva. Um traçado surpreendentemente bem desenhado, que nos leva ao sabor do vento aos panoramas mais belos do Açor: a Panorâmica do Alto Ceira, entre Cepos e Aldeia das Dez. Nós decidimos acrescentar o percurso a partir da M547, com passagem no Parque Eólico da Pampilhosa da Serra ali ao lado. Achámos que assim fica perfeito.

Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰

Melhores Estradas de Portugal
M547 Parque Eólico Pampilhosa da Serra
Top 5 das Melhores Estradas de Portugal
Panorâmica do Alto Ceira – Top 5 das Melhores Estradas de Portugal

Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Serra de Montemuro, Mós – Sobrado, Estrada EM 550

Estou constrangida de dizer, que só neste último ano conheci a Serra de Montemuro. Como é possível ali tantas vezes passar ao lado e nunca a ter visitado? Esta é só a minha nota mental para continuar a contrariar a tendência em visitar apenas os lugares de nome mais familiar, e de seguir por caminhos mais óbvios.

Visitámos a Serra de Montemuro num mês de Primavera. Só para ela ter oportunidade de nos envergonhar de nunca a ter conhecido antes. O espéctaculo natural que por ali encontrámos é dos mais mágicos que alguma vez tivéramos o prazer de admirar. Quilómetros e quilómetros de um manto florido, num jogo de luz e cores digno de uma tela de um ilustre pintor. Foi na estrada EM550, que une os povoados de Mós a Sobrado, que o traçado nos conquistou. Prolongámos mais um bocadinho na subida até Aveloso e ali encontrámos mais uma das melhores estradas de Portugal.

Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

Melhores Estradas de Portugal
Serra de Montemuro Estrada M550
Viagem de mota pelo Montemuro Top 5 das Melhores Estradas de Portugal
Sobrado – Aveloso – Top 5 das Melhores Estradas de Portugal

Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Serra da Estrela, Loriga – Lagoa Comprida, Estrada N338

Que mania estranha que tínhamos de subir à montanha mais alta de Portugal Continental sempre pelos mesmos caminhos! No dia que contrariámos essa malvada tendência encontrámos outra das melhores estradas de Portugal. Que baptizámos e tudo: Loriga Pass! É pela estrada N338 que subimos até à Lagoa Comprida vindos de Loriga. E sabem que mais? Uau! Uau! Todas as vezes.

No Outono, com os tons dourados da vegetação entre os rochedos arredondados de granito. No Inverno, num dia de sol que ilumina o manto branco de neve na paisagem. Na Primavera, para apreciar o colorido da época de floração e, no Verão, porque quando o resto do país está a sufocar, no alto da Estrela está sempre aquele fresquinho. Há sempre motivos para percorrer as serpenteantes curvas da N338. No final da subida, só recomendamos que voltem para trás e apreciem a descida. E subam outra vez! Até à Torre para os chouriços, presuntos e regueifa doce. Enquanto o pneu arrefece.

Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

Loriga, Serra da Estrela
Loriga Pass, Estrada N338
9 percursos panorâmicos para andar de mota no Centro de Portugal
Centro de Portugal: Loriga Pass

Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Serra do Gerês, Soajo – Branda de Santo António, Estrada M503

Já deu para entender que, até então, todas as estradas do nosso top 5 de melhores estradas de Portugal, foram encontradas quando ousámos fugir às rotas convencionais. Ora, a do Gerês parece ser a que leva o mundo à Mata da Albergaria. De beleza indiscutível, e de visita recomendada a quem ainda não conhece. Mas depois é obrigatório mudar de rumo: para a Serra do Soajo, integrada no Parque Natural da Peneda Gerês, e conhecer a estrada M503.

De múltiplas curvas e soberbos panoramas. A estrada M503, que passa pelo avassalador Miradouro de Tibo, conquista a montanha que se eleva com audácia formando pronunciados vales rochosos, e nos presenteia com uma das mais belas paisagens serranas do país. Não esquecer o trânsito bovino que por lá tanta vez se encontra e adiciona aquele toque de surpresa à próxima curva. Mas agora pensando bem, creio serem os cães pastores os que mais me preocupam as canelas.

Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

Estrada M503 Miradouro de Tibo, Serra da Peneda
Miradouro de Tibo, Serra da Peneda
Viagem de mota pelo Parque Nacional da Peneda Gerês
Portas do Mezio, Soajo

Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Serra do Alvão, Campeã – Ermelo, Estrada N304

Ganhou fama depois de ter sido reconhecida internacionalmente, mas já há muito que estava na nossa lista de melhores estradas de Portugal. Falamos do percurso da estrada N304, entre a Campeã e Mondim de Basto, que atravessa os limites do Parque Natural do Alvão entre curvas e contra curvas de suspirar por mais. Em altitude, acompanha a montanha em modo de balcão panorâmico, e é a espinha dorsal de luxo para iniciar uma visita ao Alvão e seus recantos. O piso está a pedir a atenção de quem a mantêm mas, para já, a diversão de ali subir a montanha ainda supera qualquer irregularidade.

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

Melhores Estradas de Portugal
Serra do Alvão: Estrada N304
Melhores Estradas de Portugal
N304

Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Mapa Top 5 das Melhores Estradas de Portugal

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

6 Replies to “Top 5 das Melhores Estradas de Portugal”

  1. Portal do Inferno merece uma menção honrosa
    Serra da Arada perto de Arouca

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Alberto pela sugestão. Essa está nesta https://quilometroinfinito.com/andar-de-mota-no-norte-de-portugal/ 🙂

  2. Como sempre, uma informação completa e de grande qualidade.
    Obrigado por todos estes porm(aiores)!!!
    Beijos e abraços da família do Gerês.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Muito obrigado Carlos! Pela mensagem e por acompanhar o blogue. Boas curvas!

  3. Thanks for the tips. One slight correction on your route “Serra do Gerês, Soajo – Branda de Santo António, Estrada M503.” It is actually the M530, not 503.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Hello! Thank you for your feedback and for following. Actualy, its M530 and M503 together. That’s why i share a map so no doubts about the road you should take. Thank you very much and enjoy the ride!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: