É sempre difícil colocar numa única lista todos os bons percursos que encontramos por aí. Correndo o risco de sermos injustos com alguma pérola do asfalto até então por nós desconhecida. Mas partilhamos mesmo assim o nosso top 5 das melhores estradas de Portugal para andar de mota.
Com já uma boa percentagem do território nacional percorrido sobre rodas, esta eleição é a que nos ocorre quando olhamos para as nossas memórias e nelas encontramos os 5 lugares que mais nos surpreenderam. Baseados na localização tranquila e pouco urbanizada, na geometria do traçado, nas paisagens que atravessam e claro: na qualidade do piso.
Serra do Açor, Panorâmica do Alto Ceira, Estrada M508
Toda a Serra do Açor é um mundo desconhecido para a maioria de qualquer ser que se desloque ao Centro de Portugal. Que outra razão haveria para em todas as vezes que lá vamos ser difícil encontrar vivalma?
Pelas estradas do Açor, a qualidade do pavimento é irrepreensível e, apesar dos incêndios que há uns anos atrás afectaram irreversivelmente a paisagem, a natureza renasce com novo encanto. O nosso tributo à sua força é passar por lá para contemplar; quantas vezes conseguirmos.
A geometria das curvas que contornam as montanha por quilómetros, são aquela delícia da condução. Ali, o João conduz a nossa mota como se dançasse sobre rodas, tão naturalmente quanto a gravidade o permite, por uma estrada larga e permissiva. Um traçado surpreendentemente bem desenhado, que nos leva ao sabor do vento aos panoramas mais belos do Açor: a Panorâmica do Alto Ceira, entre Cepos e Aldeia das Dez. Nós decidimos acrescentar o percurso a partir da M547, com passagem no Parque Eólico da Pampilhosa da Serra ali ao lado. Achámos que assim fica perfeito.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Serra de Montemuro, Mós – Sobrado, Estrada EM 550
Estou constrangida de dizer, que só neste último ano conheci a Serra de Montemuro. Como é possível ali tantas vezes passar ao lado e nunca a ter visitado? Esta é só a minha nota mental para continuar a contrariar a tendência em visitar apenas os lugares de nome mais familiar, e de seguir por caminhos mais óbvios.
Visitámos a Serra de Montemuro num mês de Primavera. Só para ela ter oportunidade de nos envergonhar de nunca a ter conhecido antes. O espéctaculo natural que por ali encontrámos é dos mais mágicos que alguma vez tivéramos o prazer de admirar. Quilómetros e quilómetros de um manto florido, num jogo de luz e cores digno de uma tela de um ilustre pintor. Foi na estrada EM550, que une os povoados de Mós a Sobrado, que o traçado nos conquistou. Prolongámos mais um bocadinho na subida até Aveloso e ali encontrámos mais uma das melhores estradas de Portugal.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★


Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Serra da Estrela, Loriga – Lagoa Comprida, Estrada N338
Que mania estranha que tínhamos de subir à montanha mais alta de Portugal Continental sempre pelos mesmos caminhos! No dia que contrariámos essa malvada tendência encontrámos outra das melhores estradas de Portugal. Que baptizámos e tudo: Loriga Pass! É pela estrada N338 que subimos até à Lagoa Comprida vindos de Loriga. E sabem que mais? Uau! Uau! Todas as vezes.
No Outono, com os tons dourados da vegetação entre os rochedos arredondados de granito. No Inverno, num dia de sol que ilumina o manto branco de neve na paisagem. Na Primavera, para apreciar o colorido da época de floração e, no Verão, porque quando o resto do país está a sufocar, no alto da Estrela está sempre aquele fresquinho. Há sempre motivos para percorrer as serpenteantes curvas da N338. No final da subida, só recomendamos que voltem para trás e apreciem a descida. E subam outra vez! Até à Torre para os chouriços, presuntos e regueifa doce. Enquanto o pneu arrefece.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★


Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Serra do Gerês, Soajo – Branda de Santo António, Estrada M503
Já deu para entender que, até então, todas as estradas do nosso top 5 de melhores estradas de Portugal, foram encontradas quando ousámos fugir às rotas convencionais. Ora, a do Gerês parece ser a que leva o mundo à Mata da Albergaria. De beleza indiscutível, e de visita recomendada a quem ainda não conhece. Mas depois é obrigatório mudar de rumo: para a Serra do Soajo, integrada no Parque Natural da Peneda Gerês, e conhecer a estrada M503.
De múltiplas curvas e soberbos panoramas. A estrada M503, que passa pelo avassalador Miradouro de Tibo, conquista a montanha que se eleva com audácia formando pronunciados vales rochosos, e nos presenteia com uma das mais belas paisagens serranas do país. Não esquecer o trânsito bovino que por lá tanta vez se encontra e adiciona aquele toque de surpresa à próxima curva. Mas agora pensando bem, creio serem os cães pastores os que mais me preocupam as canelas.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★


Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Serra do Alvão, Campeã – Ermelo, Estrada N304
Ganhou fama depois de ter sido reconhecida internacionalmente, mas já há muito que estava na nossa lista de melhores estradas de Portugal. Falamos do percurso da estrada N304, entre a Campeã e Mondim de Basto, que atravessa os limites do Parque Natural do Alvão entre curvas e contra curvas de suspirar por mais. Em altitude, acompanha a montanha em modo de balcão panorâmico, e é a espinha dorsal de luxo para iniciar uma visita ao Alvão e seus recantos. O piso está a pedir a atenção de quem a mantêm mas, para já, a diversão de ali subir a montanha ainda supera qualquer irregularidade.
Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰ Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★


Para mais informações e dicas para um roteiro pela região consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Mapa Top 5 das Melhores Estradas de Portugal
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
Portal do Inferno merece uma menção honrosa
Serra da Arada perto de Arouca
Obrigado Alberto pela sugestão. Essa está nesta https://quilometroinfinito.com/andar-de-mota-no-norte-de-portugal/ 🙂
Como sempre, uma informação completa e de grande qualidade.
Obrigado por todos estes porm(aiores)!!!
Beijos e abraços da família do Gerês.
Muito obrigado Carlos! Pela mensagem e por acompanhar o blogue. Boas curvas!
Thanks for the tips. One slight correction on your route “Serra do Gerês, Soajo – Branda de Santo António, Estrada M503.” It is actually the M530, not 503.
Hello! Thank you for your feedback and for following. Actualy, its M530 and M503 together. That’s why i share a map so no doubts about the road you should take. Thank you very much and enjoy the ride!
Conheço algumas das estradas atrás mencionadas e estou completamente de acordo.
Obrigado por partilharem estas preciosidades.