Pelos Alpes Franceses no Col du Mont Cenis encontrámos mais uma das melhores estradas alpinas para percorrer de mota. Em jeito de prefácio de um roteiro de viagem de mota pelos Alpes, rasgando o coração dos Alpes desde Suíça e até à Áustria, percorremos um pouco dos Alpes Franceses, e muito descobrimos.
Com o intuito de minimizar a monotonia da rápida travessia de França, rumámos às montanhas a partir antiga cidade romana de Orange e a opção em nada nos desiludiu. Por lá, já mencionámos o surpreendente Col D’Izoard e o imperdível Col de l’Iseran, mas agora é a vez do deslumbrante e icónico Mont Cenis. Situado na mesma região, não fossem os Alpes Franceses outro parque de diversões do mundo do motociclismo. Para os apaixonados pelas duas rodas, os aventureiros, os amantes da natureza ou os que são tudo isso num só, este é um local a colocar na lista do must go.


Sobre o Col du Mont Cenis
Mont Cenis ou Colle del Moncenisio. O nome muda entre França e Itália, mas a estrada é igualmente sugestiva qualquer que seja a nação. Uma das mais belas regiões fronteiriças que atravessámos, por uma zona de alta montanha que atinge os 2081 m de graciosa altitude.
Altitude e montanha são, no dicionário motociclista, sinónimos de boas estradas curvilíneas, e o Mont Cenis não é excepção. Situado na região de Ródano-Alpes, e na província francesa de Saboia, instala-se entre o vale da Maurienne e de Susa no maciço rochoso do Monte Cenis.

Entre as pequenas aldeias de Lanslebourg-Mont-Cenis em França, e Susa na Itália, esta é mais uma grande e panorâmica estrada de montanha, que nos deslumbra a cada olhar pela viseira do capacete. Seguimos a Strada Statale 25 del Moncenisio e a D1006 por mais de 40 km de emoção, por entre um cenário natural único e de um percurso sem igual.

Outrora principal rota para atravessar os Alpes entre os dois países até ao século XIV, é hoje um lugar mágico de beleza surreal que lhe valeu a entrada para o Top 100 das melhores estradas da Europa para percorrer de mota. A Motorbike Europe Roads assim o definiu e nós não podíamos estar mais de acordo.

O percurso pelos Alpes Franceses no Col du Mont Cenis
A partir de Itália entre Susa e o topo do Mont Cenis
Naquele que era o primeiro dia oficial do nosso grande roteiro pelos Alpes, chegámos aos Alpes Franceses vindos de sul e com destino a Susa, na Itália. Tínhamos acabado de percorrer o Parque Nacional de Queyras e o surpreendente Col D’Izoard.
Seguia-se Briançon rumo à fronteira italiana, onde iniciaríamos a subida para o Col du Mont Cenis. Aqui, de novo em território francês e em pleno Parque Nacional de la Vanoise. Um saltinho entre fronteiras que pede que não deixe a rápida passagem pela bella Itália, sem se deliciar com um dos seus únicos e saborosos gelados. A vila de Susa é um cantinho no sopé dos Alpes perfeito para o efeito e possibilidades não faltarão.

A partir da alpina aldeia de Susa, espreitam-nos ao longe os picos nevados do Mont Cenis, e a subida inicia-se. É acompanhada pelas águas límpidas e agitadas do rio Cenischia, que flui no sentido oposto.
Por entre enormes paredes rochosas, o horizonte é marcado pela cor verde e luxuriante das montanhas alpinas. Nele se destaca a estrada a percorrer em sucessivas curvas e contra curvas. Uma ante visão do que nos aguarda por entre os pequenos marcos empedrados. Delimitam o percurso mas expandem-nos as emoções em forma de adrenalina.
Curvas acentuadas mas de boa geometria, estrada estreita mas permissiva a um belo passeio em modo descontraído sobre duas rodas. Contemplar os arredores, conduzir, respirar o ar da montanha e agradecer por mais um paradisíaco cantinho da Terra descoberto. Mas o melhor ainda estaria por vir.



No topo do Col du Mont Cenis
No topo encontramos o lago que dá origem ao rio que nos acompanhou. Formado por uma grande barragem onde as águas do degelo são bloqueadas e formam o majestoso lago de Moncenisio.
O dia era soalheiro e a luz intensa. O brilho ofuscante dos raios solares iluminou-nos o amplo horizonte e a alma. Por lá vislumbrar tamanha obra da natureza emocionou-nos e apelou a uma prolongada paragem de contemplação. Deixa-nos sem palavras e as imagens apenas captam uma pequena essência da realidade. Sugere-se que vá sobre as suas rodas confirmar.
Este é um mágico local, frequentado por todos os amantes de grandes passeios e de grandes máquinas. Seja de mota ou ao volante dos luxuosos carros desportivos, não há a quem resista aos encantos do Mont Cenis que é sem dúvida, um grande ponto de encontro entre todos.




Do topo do Col du Mont Cenis a Lanslebourg-Mont-Cenis
Como em todas as passagens de alta montanha que já percorremos, o padrão repete-se: a subida e a descida são os 2 opostos que nos atraem. Fazem-nos sentir que há sempre uma promoção de leve 2 pelo preço de 1 em cada Col ou Pass.
No Mont Cenis o sentimento é o mesmo e a descida, na busca da pequena aldeia alpina de Lanslebourg Mont Cenis, é muito distinta da subida. Apenas mantêm algo em comum: a beleza natural que as rodeia.
A estrada é mais ampla, de curvas menos marcadas, mas de um percurso que desliza na companhia de um grande lago. Pelo caminho, surgem as estâncias de ski fechadas na época de Verão, os animais que pastam pelas largas colinas a desfrutar dos dias soalheiros, e a tranquilidade é evidente. Uma grande riqueza da beleza alpina.



No final do percurso
Lanslebourg Mont Cenis é uma aldeia onde grandes decisões têm de ser tomadas! Afinal, faz parte de um grande parque de diversões para os amantes das duas rodas. É a hora de decidir tomar o rumo do Col do Galibier e a zona oeste, ou o Col de L’Iseran na zona este.
Deixámos o Col do Galibier, e a zona de Alpe d’Huez, para uma próxima oportunidade, mas não perdemos na escolha pois o Vale D’Isère também não decepciona e merece a visita.
O Col du Mont Cenis estava para trás, seguiu-se o Col de L’Iseran e muitas outras grandes estradas por aquele que foi um grande roteiro alpino. ( O roteiro geral para consulta aqui.)
Dicas de viagem
♦ Durante o fim de semana os ciclistas invadem as estradas. Muitos sem a noção de que manobras irresponsáveis põem em risco quem com eles se cruzem. Atenção especial nas curvas por onde descem muitas vezes fora de mão.
♦ Também os nossos companheiros motards italianos sofrem do mesmo tipo de comportamento. Esta estrada de montanha está numa zona privilegiada de fronteira, pelo que é o parque de diversões de muitos habitantes locais confiantes.

♦ Como a maioria das estradas de alta montanha, durante o período de Inverno encontra-se encerrada devido à neve. O Verão será a altura ideal para uma viagem de mota com a certeza de que poderá desfrutar da passagem pelo Col du Mont Cenis. Os detalhes sobre a abertura podem ser consultados na véspera aqui.
♦ A qualidade do pavimento poderia ser melhor. É uma zona de alta montanha fortemente coberta pela neve durante o Inverno, pelo que o desgaste e abatimentos do piso são inevitáveis em alguns pontos.
♦ Para outro tipo de informações práticas, gerais à maioria das estradas alpinas, partilhamos tudo aqui.
Mapa de Localização dos Alpes Franceses no Col du Mont Cenis
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Esta é uma das passagens de alta montanha que elegemos para a nossa categoria de melhores estradas a percorrer de mota. Pelos Alpes muitas outras existem. Por lá a diversão é infinita e por isso, deixamos outras sugestões de melhores estradas pelas montanhas que nunca desiludem:
Antes de deixar para trás os Alpes Franceses:
Se procura o melhor dos Alpes Suíços:
Se os Alpes Austríacos estão na mira para juntar ao roteiro:
- As melhores estradas do Tirol
- Grossglockner Hochalpenstrasse, a melhor da Europa
Nos Alpes Italianos não pode perder a beleza avassaladora da região das:
Excelente Reportagem e Guia de Viagem. Concordo totalmente com vocês, é uma excelente opção para se quebrar, um pouco, a monotonia de quem atravessa a Europa, desde o Sul de França, para a Alemanha. Obrigado pelos úteis conselhos.
Mais uma vez obrigado José Morgado. Este ano foi a primeira vez que abordamos os Alpes Franceses pelas estradas de alta montanha. É de facto uma excelente maneira de atravessar França.