Hoces de Vegacervera, um dos mais bonitos desfiladeiros do Norte de Espanha

Hoces de Vegacervera

É incrível como existem lugares por aí que nos avivam as memórias de outros mil mundos anteriormente percorridos. Aquele sentimento de que os nossos olhos estão a ver algo que já viram em qualquer lado, e de que o planeta Terra está equilibradamente distribuído para que todos os seus cantinhos tenham traços uns dos outros. Curto em distância e gigante em beleza. Arrebatador em paisagens. Assim se descreve o desfiladeiro do rio Torío, nas Las Hoces de Vegacervera. Aquele lugar mágico a percorrer pelo menos uma vez na vida que promete enaltecer qualquer roteiro.

Naqueles curtos 5 km que a estrada nos permite entrar no coração dos rochedos, é um vislumbre das nossas viagens pela Gap of Dunloe na Irlanda, pelos fiordes da Noruega e até pelas Dolomites, em Itália que nos passa rapidamente pelos pensamentos. E ali estamos, apenas no tão próximo Norte de Espanha que tanto tem para descobrir. Só para nos relembrar uma vez mais de que para fazer grandes viagens não precisamos de fazer grandes quilómetros. Nós, temos apenas a tendência a rumar mais além enquanto as nossas forças o permitem. Naquele sentimento desassossegado de tentar conhecer o mundo que nos rodeia o mais possível.

Estrada LE 315 - Desfiladeiro do rio Torío
Estrada LE 315 – Desfiladeiro do rio Torío
Hoces de Vegacervera
Hoces de Vegacervera
Hoces de Vegacervera
O rio Torío e Las Hoces de Vegacervera

Sobre Las Hoces de Vegacervera

Las Hoces de Vegacervera é uma área natural protegida localizada na província de León, comunidade de Castilla y León, no Norte de Espanha. Caracteriza-se por nos transportar em curtos quilómetros da planície para a montanha. Ali, a verticalidade das paredes rochosas, e o estreitamento do vale produzido pela erosão do rio Torío, tornam o percurso pela pequena estrada que o acompanha, num dos mais soberbos que tivemos oportunidade de contemplar.

Entre os ambos os lados do desfiladeiro de Las Hoces de Vergacervera, existem pastagens com moitas de tojo e zimbro rasteiro. Nas encostas do maciço, são as matas de carvalhos e faias que salpicam as paisagens de cor em função da época do ano. No fundo do vale, são os salgueiros e os choupos que mergulham os pés nas águas do rio, num perfeito equilíbrio da natureza.

Este é um maciço de origem sedimentar. Como tal, a água e o vento foram ao longo dos milénios os principais agentes modeladores da paisagem que por ali se revela cárstica. Cueva de Valporquero é uma das famosas grutas da região que permite uma visita às entranhas da montanha. E, se por ali houver tempo para mais uns quilómetros, perder-se pelas pelas pequenas estradas que por lá se estendem é recomendável. Todas indicadas no mapa abaixo, e todas a garantir um roteiro de paisagens de luxo.

Hoces de Vegacervera
Collado de Valdeteja
Valdeteja
Collado de Valdeteja
Hoces de Vegacervera
A paisagem em torno das montanhas de Las Hoces de Vegacervera

Lugares compatíveis para um roteiro na região

  • Picos da Europa
  • Parque Natural Las Ubiñas-La Mesa
  • Parque Natural de Somiedo
  • Collada de Carmenes
  • Collado de Valdeteja
  • Hoces de Valdeteja
  • Cueva de Valporquero

Mapa das Hoces de Vegacervera

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

  • Locais de interesse histórico e natural

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da HeymondoIATI encontramos boas opções para motociclistas (e não só). Ambas com excelentes propostas e com descontos ao seguir os nossos links: Link 5% desconto Heymondo e Link  desconto 5% Iati

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

3 Replies to “Hoces de Vegacervera, um dos mais bonitos desfiladeiros do Norte de Espanha”

  1. Bolas…Haja tempo e férias para tudo 🙂 qualquer post que fazem com um novo destino apetece ir no próximo fim de semana!!! Mas este destino é relativamente perto e sem duvida ideal para passar um fim de semana entre amigos! Mais uma vez obrigado pela sugestão!

  2. Excelente! A próxima ida aos Picos certamente vai ter que passar por aqui. Quilómetro Infinito seguramente o melhor blog para mototurismo em PT!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Muito obrigado Paulo! E boas curvas até aos Picos da Europa com esse desvio que sem dúvida vale muito a pena

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito