É incrível como existem lugares por aí que nos avivam as memórias de outros mil mundos anteriormente percorridos. Aquele sentimento de que os nossos olhos estão a ver algo que já viram em qualquer lado, e de que o planeta Terra está equilibradamente distribuído para que todos os seus cantinhos tenham traços uns dos outros. Curto em distância e gigante em beleza. Arrebatador em paisagens. Assim se descreve o desfiladeiro do rio Torío, nas Las Hoces de Vegacervera. Aquele lugar mágico a percorrer pelo menos uma vez na vida que promete enaltecer qualquer roteiro.
Naqueles curtos 5 km que a estrada nos permite entrar no coração dos rochedos, é um vislumbre das nossas viagens pela Gap of Dunloe na Irlanda, pelos fiordes da Noruega e até pelas Dolomites, em Itália que nos passa rapidamente pelos pensamentos. E ali estamos, apenas no tão próximo Norte de Espanha que tanto tem para descobrir. Só para nos relembrar uma vez mais de que para fazer grandes viagens não precisamos de fazer grandes quilómetros. Nós, temos apenas a tendência a rumar mais além enquanto as nossas forças o permitem. Naquele sentimento desassossegado de tentar conhecer o mundo que nos rodeia o mais possível.



Sobre Las Hoces de Vegacervera
Las Hoces de Vegacervera é uma área natural protegida localizada na província de León, comunidade de Castilla y León, no Norte de Espanha. Caracteriza-se por nos transportar em curtos quilómetros da planície para a montanha. Ali, a verticalidade das paredes rochosas, e o estreitamento do vale produzido pela erosão do rio Torío, tornam o percurso pela pequena estrada que o acompanha, num dos mais soberbos que tivemos oportunidade de contemplar.
Entre os ambos os lados do desfiladeiro de Las Hoces de Vergacervera, existem pastagens com moitas de tojo e zimbro rasteiro. Nas encostas do maciço, são as matas de carvalhos e faias que salpicam as paisagens de cor em função da época do ano. No fundo do vale, são os salgueiros e os choupos que mergulham os pés nas águas do rio, num perfeito equilíbrio da natureza.
Este é um maciço de origem sedimentar. Como tal, a água e o vento foram ao longo dos milénios os principais agentes modeladores da paisagem que por ali se revela cárstica. Cueva de Valporquero é uma das famosas grutas da região que permite uma visita às entranhas da montanha. E, se por ali houver tempo para mais uns quilómetros, perder-se pelas pelas pequenas estradas que por lá se estendem é recomendável. Todas indicadas no mapa abaixo, e todas a garantir um roteiro de paisagens de luxo.



Lugares compatíveis para um roteiro na região
- Picos da Europa
- Parque Natural Las Ubiñas-La Mesa
- Parque Natural de Somiedo
- Collada de Carmenes
- Collado de Valdeteja
- Hoces de Valdeteja
- Cueva de Valporquero
Ver esta publicação no Instagram
Mapa das Hoces de Vegacervera
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
- Locais de interesse histórico e natural
Bolas…Haja tempo e férias para tudo 🙂 qualquer post que fazem com um novo destino apetece ir no próximo fim de semana!!! Mas este destino é relativamente perto e sem duvida ideal para passar um fim de semana entre amigos! Mais uma vez obrigado pela sugestão!
Excelente! A próxima ida aos Picos certamente vai ter que passar por aqui. Quilómetro Infinito seguramente o melhor blog para mototurismo em PT!
Muito obrigado Paulo! E boas curvas até aos Picos da Europa com esse desvio que sem dúvida vale muito a pena