As melhores estradas dos Alpes Suíços e a região de Andermatt. O melhor da Suíça em poucos dias de viagem
Uma viagem de mota rumo às melhores estradas dos Alpes Suíços é um percurso de aventura sobre rodas e um destino de sonho para qualquer motard. Muitas das melhores estradas de montanha da Europa por lá se encontram e uma viagem à Suíça será sempre fabulosa não importa que rumo tome.
Conhecida pela sua alma capitalista onde os bancos e as seguradoras se centram, é um dos países mais ricos do mundo e por lá a boa qualidade de vida é indiscutível. Além de um excelente destino de viagem é também um dos países mais caros da Europa e por isso, um roteiro de viagem de mota pelo país pode superar qualquer orçamento com facilidade.
Seja pelo orçamento reduzido ou pelo tempo disponível para conhecer o país, decidimos partilhar um pequeno roteiro pelos Alpes Suíços que em poucos dias, e perto das zonas de fronteira com a Itália, o leva a percorrer algumas das suas melhores estradas. Andermatt é sem dúvida a nossa zona de eleição.



Todos os caminhos vão dar a Andermatt.
Eleger as melhores estradas dos Alpes Suíços para percorrer de mota pode ser uma tarefa complexa. Pelo país não importa em que direcção circule tudo é fabuloso, encantador e rico em possibilidades de passeio. Nenhum quilómetro será desperdiçado e os panoramas de sonho multiplicam-se.
Mas em Andermatt algumas das melhores estradas concentram-se a uma curta distância. Aquelas cujas imagens correm o mundo em filmes, revistas e sites de mototurismo. Consideramos ser o local ideal para, num pequeno percurso pelos Alpes Suíços, ficar a conhecer muito do melhor que a Suíça oferece.
Se pretende uma curta estadia na Suíça e mesmo assim aproveitar algumas das melhores estradas dos Alpes Suíços, a região de Andermatt é a que mais recomendamos.
Se o seu roteiro dispõe de mais dias para percorrer o país, Andermatt é uma região que não deve faltar no seu percurso. Se vai à Suíça de mota, Andermatt deve fazer parte do roteiro!


Sobre Andermatt
Resguardada por alguns dos mais imponentes picos dos Alpes, Andermatt é uma pequena aldeia de montanha, instalada a graciosa altitude no vale de Urseren e, onde grande parte das melhores estradas de montanha se intersectam.
A porta de entrada para um mundo de estradas de sonho que percorrem os cenários magníficos dos Alpes Suíços. A maioria das passagens de montanha mais emblemáticas e mais vertiginosas encontram-se na região. Andermatt é um local a não perder numa viagem de mota pela Suíça e por lá, tudo o que avista e experimenta é espectacular.
Seja na natureza, onde as montanhas alpinas salpicadas de branco se destacam, ou nas estradas cuja geometria vertiginosa e curvilínea nos oferecem o que há de melhor para uma viagem de mota.
Uma travessia pelos Alpes é um percurso emocionante entre sucessões de glaciares, lagos, florestas, cumes que desafiam os limites da altitude e vertiginosas passagens de montanha que nos desafiam os limites da condução. Os viajantes ao longo dos anos encontraram nestas montanhas um paraíso de estradas a percorrer, nós destacamos a eleição.
Eis a nossa proposta para descobrir as montanhas do coração dos Alpes Suíços e povoados que parecem saídos de um conto, por onde as melhores e mais panorâmicas estradas do país, nos conduzem em curvas infinitas.


Roteiro de 3 dias nas melhores estradas nos arredores de Andermatt
Sugestão a partir de Milão:
Dia 1 – Milão – Lago Maggiore – Domodossola – Varzo – Simplon Pass (Fronteira IT-CH) – Furkastrasse – Nufenen Pass – St Gotthard Pass 1 (Estrada Nova) – St Gotthard Pass 2 (Estrada Antiga) – Andermatt. Quilómetros totais do dia: 350 km em 6 horas de condução em estradas secundárias.
Dia 2 Andermatt – Realp – Furkapass – Grimselpass – Interlaken – Vale de Lauterbrunen – Brienz – Sustenpass – Andermatt. Quilómetros totais do dia: 300 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Dia 3 Andermatt – Oberalppass – Coira – Thusis – San Bernardino pass – Lugano (Fronteira CH-IT)– Como – Milão. Quilómetros totais do dia: 350 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
10 estradas de montanha alpinas incluídas no roteiro de 3 dias pelos Alpes Suíços
1- Simplon pass
A chegada à Suíça a partir da fronteira com Itália na região de Zwischbergen, é poder desfrutar da estrada de montanha da região pelas curvas do Simplon pass. Por entre enormes desfiladeiros rochosos entre Varzo na Itália e Brig na Suíça, este é um sinuoso percurso de montanha ideal para iniciar um roteiro pelos Alpes Suíços.


Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ✰ ✰
2- Nufenen pass
O Nufenen Pass ou Passo della Novena, é outra passagem de alta montanha Suíça situada entre os cantões do Valais e Ticino que é uma maravilha percorrer de mota. São cerca de 30 km de subidas e descidas em estradas de boa qualidade entre Airolo e a Furkastrasse. Mais detalhes sobre mapa e roteiro aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
3 – St Gotthard pass – Estrada Nova
O St Gotthard pass é o que chamamos a estrada 2 em 1 e a imagem abaixo é o perfeito exemplo. À esquerda o sinuoso traçado da estrada antiga, onde percorre em modo curva e contra curva a Calçada de Tremola, uma antiga rota do período romano. À direita a estrada nova por entre impressionantes túneis e viadutos suspensos, onde o pavimento está à altura da grande obra de engenharia.
Ambas unem a pequena vila de Airolo a Andermatt, o coração das melhores estradas de montanha da região. Mais detalhes sobre o mapa detalhado e roteiro aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
4 –St Gotthard pass, estrada antiga pela Calçada de Tremola
Mais detalhes sobre o mapa detalhado e roteiro aqui.


Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰
Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ★✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰
5- Furkapass
Uma das mais fantásticas estradas de montanha da Europa e das mais belas do país. O mítico percurso de James Bond a conduzir um Austin Martin no filme 007 Goldfinger.
O Furkapass é uma estrada alpina de sonho e um cenário cinematográfico sem necessidade de efeitos especiais. Um local a não perder numa viagem à Suíça e todos os detalhes sobre mapas e roteiros podem ser aqui consultados.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
6 – Grimselpass
Entre a Furkastrasse e Guttannen na zona de Interlaken, segue-se o Grimselpass na região onde as estradas de montanha não terminam. Por isso adoramos Andermatt, pois por lá possibilidades de diversão não faltam e não há estrada que não seja para percorrer em modo curva e contra curva. Todos os detalhes da passagem de montanha de Grimselpass aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰
7 – Susten pass
Aos 2164 m de altitude, entre a estrada de montanha de Grimselpass e Andermatt está o Susten pass. Por entre túneis escavados na rocha e glaciares de grande imponência, este é mais um percurso alpino a curta distância de Andermatt e de toda a variedade de estradas que por lá se encontra. Todos os detalhes aqui.

Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
8 – Oberalppass
O Oberalppass ou Cuolm D’Ursera, é mais uma estrada de montanha na região de Andermatt que nos seus 2046 m de altitude nos oferece um fantástico percurso de mota entre Andermatt e Tujetsch. Mais detalhes sobre o mapa e roteiro aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰
9 – San Bernardino pass
Um percurso avassalador de cerca de 60 km, que une os grandiosos vales de Mesolcina na região de Bellinzona e Hinterrhein na região de Thusis. Mais detalhes sobre o mapa e roteiros aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰
10 – Lauterbrunnen, o vale aos pés da montanha Jungfraujoch
Ao contrário dos anteriores, este é um percurso por um vale e não por estradas a grande altitude. Mas nem por isso o prazer de o percorrer é menor e consideramos que deve fazer parte de um roteiro pela região. Entre enormes paredes rochosas e a percorrer os campos verdejantes e pequenas colinas a seus pés, por aqui e sobre duas rodas sentimos-nos num mundo encantado ou parte de uma fotografia de postal.
Este é o mágico local alpino que inspirou Tolkien na criação de um dos icónicos locais da sua grande obra Senhor dos Anéis: a cidade dos Elfos. A uma curta distância de Andermatt e bem a calhar para um roteiro pela região, sugere-se que entre o Grimselppass e o Sustenpass, descanse do modo curvilíneo conheça a bela cidade de Interlaken e percorra o Vale de Lauterbrunnen.
Um percurso sem saída, onde no ponto terminal se encontra o comboio panorâmico para subida à montanha de Jungfraujoch uma das mais elevadas da cadeia montanhosa dos Alpes.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰
Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
Interlaken, a cidade entre lagos
Com todo o charme de uma cidade Suíça e localizada entre os lagos Thunersee e Brienzersee, Interlaken brilha a cada esquina e está maravilhosamente colocada entre as belas montanhas alpinas. A vista para a montanha de Jungfraujoch faz parte do pano de fundo e uma viagem de mota pelas pequenas estradas à volta de ambos os lagos é um encanto.



Dicas
Seguindo o roteiro sugerido a partir de Andermatt, depois das curvas alucinantes do Furkapass e Grimselpass, estará em Interlaken pela hora de almoço. Como forma de optimizar o percurso e aproveitar o melhor que a cidade têm para oferecer, recomendamos que depois de uma pequena caminhada pelas ruas do pequeno centro histórico, suba ao Harder Kulm.
No topo e após a subida de teleférico, ficará deslumbrado com as vistas da cidade entre lagos e dos picos de Jungfraujoch, Eiger e Munch. Encontrará um pequeno restaurante panorâmico que ao contrário do que aparenta, oferece fantásticas refeições diárias a preços acessíveis. Aproveite o cenário e o manjar sob vistas de cortar a respiração e se tiver coragem, percorra o miradouro suspenso na montanha.


Dica de alojamento
O preço das estadias pela Suíça facilmente supera os 100 Eur por noite em qualquer alojamento particular ou hotel. Em especial se não reservar com alguma antecedência, de modo a encontrar melhores preços e disponibilidade. Partilhamos a nossa opção de alojamento em Andermatt: BnB Bellavista-Privatzimmer Andermatt. Com limpeza exemplar, os quartos são decoração simples mas confortável, têm WC privado e o alojamento particular inclui um fabuloso pequeno almoço.
Disponibiliza uma cozinha totalmente equipada onde poderá cozinhar as refeições se desejar. O centro de Andermatt está a poucos minutos de caminhada assim como vários supermercados e lojas. Mas inúmeras opções de alojamento existem pelos arredores. Escolha a sua aqui.
Dica de transporte alternativo
Existem várias maneiras de percorrer a região e chegar a Andermatt. O roteiro sugerido considera um ponto de início e fim em Itália na zona de Milão.
No nosso roteiro pela Suíça e Alpes Suíços, a partir de Interlaken continuámos em viagem pelo país aproveitando o comboio de transporte de veículos e passageiros que transpõe a montanha em menos de 15 min até ao Valais (Goppenstein-Kandersteg). Não é necessário reservar bilhete e poderá comprar no local sem dificuldade. Todas as informações sobre horários e estações aqui.

Terminamos mais um artigo e em breve partilhamos outras maravilhosas regiões de um país com muito para oferecer aos motociclistas. A Suíça é fabulosa e nunca desilude.
- Roteiro de viagem de mota pelos Alpes (Franceses, Suíços, Italianos e Austríacos) e Alemanha
- Roteiro de viagem de mota pelos Alpes (Suíços, Italianos, Eslovenos e Austríacos)
- Roteiro de viagem de mota pela Suíça e Alpes (Suíços, Italianos e Austríacos)
Simplesmente Fantástico!! Obrigado!
ola. Essas estradas ficam abertas em quais meses do ano?
É verificar sempre a informação oficial. Porque muda consoante o ano/estado do tempo. No Verão é mais certo.