Roteiro pelas estradas de montanha nos Alpes. As mais fantásticas para percorrer de mota
Elegemos 35 estradas de montanha nos Alpes para percorrer de mota. Definimos um roteiro pela região com a duração de 15 dias e garantimos a passagem pelo melhor que as montanhas alpinas têm para oferecer. Um roteiro que desafiará as laterais dos pneus e a capacidade de condução, em constante modo curva e contra curva.
Descanse a caixa de velocidades nos panorâmicos vales e longas rectas que pontualmente surgem, relaxe nos camping’s mais panorâmicos ou nos mais acolhedores e característicos chalet’s de montanha. Percorra quilómetros de alegria sobre rodas e regresse a casa a ansiar por mais.
As estradas curvilíneas e as rotas panorâmicas a não perder numa viagem de mota aos Alpes
Um roteiro curvilíneo pelos Alpes é muito simples de definir. Pela região, abundam as estradas que desfilam por entre as montanhas mais altas da Europa e os graciosos vales que as interrompem. É certo que, mesmo num percurso sem qualquer preparação prévia, é fácil ficar deslumbrado por onde quer que se passe.
No entanto, existem aquelas estradas que merecem ser percorridas e incluídas em qualquer roteiro. São as que definem os pontos altos do dia e nos deixam deslumbrados: as rotas panorâmicas a grande altitude.
Se numa primeira viagem pela região percorremos apenas algumas das mais conhecidas rotas de alta montanha, nas seguintes aprimorámos a nossa escolha e desenvolvemos os nossos sentidos de busca de estradas curvilíneas. Aquelas que são facilmente ocultadas pelas pequenas escalas dos mapas em geral ou pelas novas obras de acessos em torno das montanhas: túneis, viadutos, vias rápidas, etc. Muitas vezes passámos ao lado de grandes percursos sem saber.
Roteiro de 15 dias de viagem de mota aos Alpes – Intensivo em Passos de montanha
Porque o que até lá nos move são as curvas, os cenários capazes de nos deixar sem palavras e o desafio alucinante de percorrer sobre rodas as estradas de traçado mais ousado, definimos um roteiro por todas elas para que não perca nenhum quilómetro. Entre subidas e descidas, os povoados de encanto e a história de cada região, completam o roteiro dando-lhe alma, cor e vida.
Este é um roteiro ideal para 15 dias com a viagem a partir de Portugal e que contempla a passagem por 35 estradas de alta montanha que representam o melhor dos Alpes Franceses, Suíços, Italianos e Austríacos.
Partida de Portugal
Dia 1 Batalha – Valladolid. Quilómetros totais do dia: 540 km em 5 horas de condução, maioria em auto estrada.
Alojamento em Simancas, Valladolid (com parque seguro): Hotel Pago del Olivo
Dia 2 Valladolid – Orange (França). Quilómetros totais do dia: 1000 km em 9 horas de condução em auto estrada.
Alojamento em Orange (com parque seguro): Campanile Hotel Orange A7/A9
Alpes Franceses
Dia 3 Orange – Serres – Savine le Lac – Gap – Col D’Izoard – Col du Montgenévre – Col du Mont Cénis – Bessans – Col de L’Iseran – Vale D’Isére . Quilómetros totais do dia: 400 km em 6 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Vale D’Isére (com parque seguro): La Tovière
Alpes Italianos / Suíços
Dia 4 Vale D’Isére – Col du Petit St Bernard – Col du Grand Saint Bernard – Martigny – Simplon Pass – Varzo. Quilómetros totais do dia: 450 km em 7 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Varzo (com parque seguro): Bed and Breakfast Villa de Nante
Dia 5 Varzo – San Bernardino Pass – Splugen Pass – Maloja Pass – Julier Pass – Albula Pass – St Moritz – Bernina Pass – St Moritz. Quilómetros totais do dia: 280 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em St Moritz (com parque seguro): Hotel Bernina 1865
Dia 6 St Moritz – Albula Pass – Fluela Pass – Davos – Fuorn Pass – Umbrail Pass – Stelvio Pass – Bormio – Merano. Quilómetros totais do dia: 250 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Merano (com parque seguro): Agriturismo Pisani
Alpes Italianos
Dia 7 Merano – Jaufen Pass – Bolzano – Lago di Carezza – Canazei – Sella Pass – Gardena Pass– Corvara in Badia – Campolongo Pass – Arabba. Quilómetros totais do dia: 150 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Arabba (com parque seguro): Hotel Monte Cherz
Dia 8 Arabba – Pordoi Pass – Fedaia Pass – Giau Pass – Falzarego Pass – Cortina D’Ampezzo – Lago Misurina – Lienz – Heiligenblut. Quilómetros totais do dia: 250 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Heiligenblut (com parque seguro): Haus Marienheim
Alpes Austríacos
Dia 9 Heiligenblut – Grossglockner Hochalpenstrasse – Gerlos Hochalpenstrasse – Innsbruck – Silvretta Hochalpenstrasse – Bludenz. Quilómetros totais do dia: 350 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Bludenz (com parque seguro): Pensão Bacherhof
Alpes Suíços
Dia 10 Bludenz – Klausen Pass – Lucerna – Susten Pass – Andermatt. Quilómetros totais do dia: 300 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Andermatt (com parque seguro): BnB Bellavista Private Zimmer
Dia 11 Andermatt – Furkapass – Grimsel pass – Nufenen Pass – Gotthard Pass – Andermatt. Quilómetros totais do dia: 300 km em 5 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Andermatt (com parque seguro): BnB Bellavista Private Zimmer
Dia 12 Andermatt – Interlaken – Vale de Lauterbrunnen – Montreaux. Quilómetros totais do dia: 250 km em 4 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Montreaux (com parque seguro): Le Coucou Hotel & Restaurant-Bar
Rota panorâmica do Lago du Léman / Alpes Franceses
Dia 13 Montreaux – Vevey – Lausanne – Annecy. Quilómetros totais do dia: 120 km em 2 horas de condução em estradas secundárias.
Alojamento em Annecy (com parque seguro): Hotel des Marquisats
Regresso a Portugal
Dia 14 Annecy – San Sebastián (País Basco) Quilómetros totais do dia: 950 km em 9 horas de condução em auto estrada.
Alojamento em San Sebastian (com parque seguro): Hotel BB Donostia Aeroporto
Dia 15 San Sebastián – Batalha Portugal Quilómetros totais do dia: 850 km em 8 horas de condução em auto estrada.
Mapa detalhado do roteiro pelas estradas de montanha nos Alpes
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Por aqui terminamos mais um artigo sobre viagens de mota. Se depois do roteiro traçado procura mais informações práticas sobre uma viagem de mota aos Alpes consulte o nosso artigo:
Indicamos ao longo do roteiro as nossas escolhas de alojamento durante as nossas viagens. Convém salientar que usualmente fazemos as nossas reservas com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência para garantir as melhores tarifas. Consulte o nosso artigo sobre as nossas dicas de poupança:
Já consultou todas as nossas dicas e o roteiro está completo? Agora está com dúvidas sobre como fazer as bagagens para uma grande viagem? Consulte o nosso artigo:
Excelente! Parabéns!
Obrigado 😉
Poderia sugerir algumas agências ou guias p estrangeiros?
Olá Carlos, não estamos muito dentro desse assunto. Mas aqui fica o contacto de alguém que faz tours guiados por estas bandas: https://www.facebook.com/europetravelpass/
Gracias por compartir sus sueños hechos realidad !!!!! Hermosos paisajes y excelentes relatos.
Muito obrigado pelo seu comentário Diego! Boas curvas 😉
Amigos… Adorei este vosso roteiro e é mesmo o quero fazer este ano. Agora a pergunta igual a Marrocos! Qual é o budget? 2.000 euros?
Abr.
Diria mais 2500Eur (bem organizadinho eheh). É necessário escolher alojamentos mais modestos ou fazer as reservas uns meses antes. Dependerá das datas da viagem (Julho e Agosto muito mais caro), depende das suas escolhas de alojamento e refeições. É uma questão de fazer encaixar um valor médio de 160eur/dia para alojamento/refeições/gasolina e portagens quando necessário. Como lhe disse, para viagem a 2, acampar não tem sido a nossa escolha pois os campings rondam os 30eur/noite moto + 2 pessoas. Por média de 50eur/noite conseguimos um quarto privado com WC e pequeno almoço e não temos de carregar a tenda e material de camping
O vosso Blog tem sido uma inspiração e dou muitas vezes por mim a viajar nas vossas viagens. Aliás, neste tempo de pandemia, o vosso blog, o basecamp e o Maps, têm sido uma boa fuga da realidade. Muito obrigado pelo esforço que colocam em cada postagem. É um prazer ler um blog tão bem escrito e com tanta informação útil. O link para o trajeto no google my maps é, sem dúvida, uma mais valia.
Quanto a esta viagem, não justificaria o desvio até Comb Laval, entre Saint-Jean-en-Royans e Vassieux-en-Vercors, pela D76?
Cumprimentos.
Olá João. Obrigado pela mensagem e que bom que por aqui encontra boas ajudas. Quanto à sua questão, esse desvio depende do seu tempo disponível. Faz sempre sentido! Mas pelos Alpes, qualquer opção que tome estará sempre a abdicar da passagem por mais um icónico percurso 🙂 Boas curvas!
Boa noite!
É fantástico poder obter as vossas impressões sobre sítios que já visitámos ou que pretendemos visitar. (cada um tem as suas opiniões o que torna a leitura do vosso blog muito agradável)
E é sobre uma primeira viagem aos Alpes a fazer no final deste mês, que gostaria de vos perguntar qual dos trajectos recomendam para quem nunca lá esteve, tem 15 dias de férias e não quer perder alguns locais emblemáticos mas fugir às cidades grandes?
VI o vosso 1º percurso. É esse que recomendam ou já misturariam algo das viagens seguintes?
Obrigado e boas curvas!
Boa noite Miguel! É mesmo este o percurso que recomendo para os 15 dias! Já foi construído a pensar nisso. Boas curvas até aos Alpes e obrigado por acompanhar o blogue